Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026

Operação Resgate começa a atender menores vítimas de exploração sexual

Quinta, 11 de Outubro de 2007 às 10:12, por: CdB

A Secretaria Municipal de Assistência Social inicia nesta quinta-feira, véspera do Dia das Crianças, a Operação Resgate para atender crianças e adolescentes do município do Rio de Janeiro. Os de outras cidades da Região Metropolitana que são exploradas na cidade do Rio de Janeiro também poderão ser atendidos na Operação Resgate.

Qualquer menina ou menino que desejar sair da rede de exploradores pode pedir ajuda aos técnicos da Prefeitura do Rio, através dos telefones 3973-3800, 2205-0247 e 9923-0966 (este 24 horas). As equipes estarão disponíveis 24 horas para resgatar esses adolescentes que vivem em situação de exploração sexual.

A criança e o adolescente que está sendo explorado, ao fazer contato com a SMAS, marcará um encontro em lugar público para que possa ser acolhida como forma de garantir proteção total. As mães que se sintam ameaçadas também podem entrar em contato para serem atendidas pela Operação Resgate.

Após avaliação do caso, as vítimas serão encaminhadas para os Centros de Acolhimento do Município do Rio ou para o programa Família Acolhedora, de acordo com as avaliações/determinações do Ministério Público, das Varas da Infância e da Polícia.

Outras medidas de proteção poderão ser adotadas, como o encaminhamento das crianças e adolescentes para outra cidade, por meio da rede de Cidades Acolhedoras que a SMAS está organizando para apresentar proposta ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

As famílias interessadas em ingressar no programa Família Acolhedora e acolher em suas residência, por um período de tempo determinado, crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual também podem contatar a Operação Resgate. Cada família receberá até R$ 900 por mês para proteger e ajudar no tratamento e recuperação.

Tags:
Edições digital e impressa