Agentes da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, prenderam durante patrulhamento na Rua Manoel Carneiro, nas proximidades da escadaria Selaron
Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 às 12:59, por: CdB
Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:
Agentes da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, prenderam durante patrulhamento na Rua Manoel Carneiro, nas proximidades da escadaria Selaron, na noite de terça-feira, um homem identificado como Lucas Paranhos de Souza Lourenço, de 19 anos e um menor de 16 anos traficando drogas. Com eles havia erva seca prensada, com 137 gramas e um sacolé de 1,5 gramas de pó branco. Dentro de uma mochila eles portavam ainda uma faca. Ambos são moradores da Ilha do Governador e disseram que foram para Lapa para tentar vender drogas. Eles foram conduzidos para a 5 DP e atuados por tráfico de drogas.
Além disso, 3.114 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.975 detidas por posse para consumo e 139 presas por tráfico de drogas
Durante o patrulhamento pela Avenida Mem de Sá, agentes da operação Lapa Presente abordaram Paulo José da Silva Júnior, que ao perceber a proximidade dos agentes jogou dois celulares no chão e tentou fugir. Ele foi capturado e durante a revista foi encontrado com ele U$34,00 dólares. Ele não soube explicar a procedência dos celulares e do dinheiro. Na 5 DP, os agentes fizeram contato via mensagem com a mãe de uma das vítimas, que foram a delegacia e reconheceram Paulo como sendo autor do furto. Ele foi preso em flagrante responderá pelo crime de furto.
Ao se dirigiram ao IML, na Avenida Francisco Bicalho, agentes da Lapa Presente desconfiaram de três pessoas correndo em direção ao centro da Cidade, pela margem do rio. Ao serem abordados foi encontrada uma faca dentro de uma mochila e um carregador de Iphone. Eles confessaram terem roubado um celular que esconderam nas proximidades da Rodoviária Novo Rio, com medo do aparelho ser rastreado. Ao chegar ao local indicado, os agentes localizaram o telefone destruído. Policiais Militares que passavam pelo local levaram duas vítimas que haviam sido roubadas na mesma região para reconhecimento dos detidos. Eles foram conduzidos para a 5 DP e reconhecidos pelas vítimas. Os presos foram identificados como Jennifer Souza Cândido, que possui duas anotações criminais, Cleidison Souza Costa, também com duas anotações criminais e Walace Laranjeiras Fontes com cinco anotações criminais.
Na madrugada desta quarta-feira, em patrulhamento na Praça do Passeio, agentes abordaram Hugo Souza de França, de 22 anos e como não havia identificação foi encaminhado para consulta no sistema da 5 DP, onde foi verificado que contra ele havia um mandado de prisão em aberto por furto. Ele ficou preso.
Além das prisões por tráfico de drogas, do flagrante de roubo, de furto, do cumprimento de um mandado de prisão e da apreensão de duas armas brancas na madrugada desta quarta-feira, uma pessoas foi conduzida para delegacia por posse e uso de entorpecente, uma por lesão corporal, duas por resistência e desobediência e duas por desacato. Nove pessoas foram acolhidas para abrigos públicos e o canal de denúncia (Disque Lapa Presente: 97954-2424) recebeu 10 ligações.
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de terça-feira, os agentes cumpriram 482 mandados de prisão – sendo 25 por homicídio, 214 por roubo, 97 por furto, 53 por tráfico de drogas e 92 por outros crimes.
Além disso, 3.114 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.975 detidas por posse para consumo e 139 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 92 pessoas por porte de arma branca, 23 por portar arma de fogo, 335 por roubo e furto e 990 por outros delitos.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 20,3 mil ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.
Atendimento ao cidadão
O Disque Lapa Presente (97954-2424) recebeu, desde a noite do dia 2 de janeiro de 2014, 2.451 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.
A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30. Os 135 agentes (76 policiais militares e 59 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.
Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Governo, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.