Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Operação Hiena da PF prende servidores públicos em Manaus

Terça, 29 de Maio de 2007 às 15:53, por: CdB

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira, em Manaus, oito pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que fraudava a Receita Federal. A Operação Hiena da Polícia Federal também cumpriu 24 mandados de busca e apreensão.

Estão detidos dois auditores fiscais, um técnico da Receita federal, dois procuradores da Fazenda Nacional e três empresários.

Segundo o delegado que comandou a operação, Guilherme Faria, a quadrilha pode ter desviado cerca de R$ 50 milhões dos cofres públicos.

O delegado informou que os suspeitos direcionavam a fiscalização com objetivo da favorecer empresas em débito com a Receita Federal.

- A quadrilha agia a favor dos interesses privados em detrimento do interesse público -, disse.

Segundo nota divulgada pela assessoria da PF, os suspeitos usavam um escritório de advocacia como fachada. Os servidores da Receita estariam beneficiando os empresários em fiscalizações, além de elaborarem documentos que permitiam a sonegação de impostos.

A ação, de acordo com a Polícia Federal, começou com a investigação de um auditor da Receita Federal. A operação é chamada de Hiena, por ser um predador concorrente do leão, animal símbolo da Receita Federal.

Entre os crimes que os envolvidos podem responder estão: estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária, além de improbidade administrativa.

Tags:
Edições digital e impressa