Policiais da Delegacia de Homicídios Oeste (DH-Oeste) prenderam cinco pessoas, acusadas de pertencerem a uma quadrilha que extorque dinheiro de suas vítimas por meio do telefone. O golpe é conhecido como Disque-Extorsão. A operação policial teve início na manhã desta terça-feira e prossegue durante o dia.
De acordo com o delegado Paulo Henrique da Silva Pinto, da DH-Oeste, as prisões foram feitas no Grajaú, Zona Norte do Rio, e em São João do Meriti e Olavo Bilac, na Baixada Fluminense. Os policiais também têm mandado de prisão para uma pessoa na Região dos Lagos, para onde se dirigem nesta manhã.
Silva Pinto explicou que o grupo é chefiado por presos de diversos presídios no Rio. — Os detentos faziam as ligações e quem recebia o dinheiro eram eles, que cediam suas contas bancárias para receber os depósitos, resultado da extorsão. Parte deste dinheiro ia para o tráfico de drogas, a outra parte ia para os presídios. Estimamos que cada um deles movimentava R$ 15 mil por dia — contou o delegado.
A polícia também vai aos presídios autuar os detentos que participam da quadrilha. Neste momento, a equipe da DH-Oeste está no presídio Ary Franco, em Água Santa, subúrbio do Rio, para fazer a autuação de detentos que faziam as ligações telefônicas.
Operação da polícia desarticula quadrilha que extorquia por telefone
Terça, 28 de Agosto de 2007 às 07:41, por: CdB