Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Operação da PF prende 14 homens acusados de sonegação fiscal

Terça, 27 de Março de 2007 às 16:47, por: CdB

Uma operação da Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira, quatorze pessoas acusadas de participar de uma quadrilha que agia em quatro estados. O grupo sonegava impostos e cometia crimes contra o sistema financeiro.

A Operação Testamento mobilizou 200 policiais federais nos estados de São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em casas de câmbio, residências e empresas que tentavam driblar a fiscalização do Banco Central, sonegar impostos e fazer lavagem de dinheiro.
 
De acordo com informações da Polícia Federal, os integrantes da quadrilha usavam lojas de informática para justificar operações ilegais de câmbio. As empresas importavam os produtos e deixavam de declarar uma parte à Receita Federal. As notas de compra eram usadas para facilitar a sonegação fiscal e a evasão de divisas. Casas de câmbio que funcionavam sem autorização do Banco Central também estão envolvidas no esquema. Duas motos, uma lancha e computadores foram apreendidos.

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira dois projetos voltados para o combate à lavagem de dinheiro. O primeiro aumenta as penas, que variam de três a dez anos de prisão para até 18 anos. O outro projeto obriga que cada apostador de loteria se identifique com o CPF no momento da aposta. Os dois projetos ainda dependem de votação na Câmara dos Deputados.

Tags:
Edições digital e impressa