Oitenta crianças e jovens sobem ao palco da tradicional Sala Cecília Meireles, nesta segunda-feira, para encenar a ópera infanto-juvenil Era uma Vez um Rei, do professor Leonardo Sá. A novidade é uma produção da Funarj, através da Escola de Música Villa-Lobos.
A idéia de montar uma ópera nasceu há dois anos, a partir do trabalho desenvolvido pela professora Noemi Uzeda, regente do coro da escola. As obras foram criadas considerando os diferentes níveis de conhecimento e aprendizado das crianças. O elenco engloba atores na faixa etária de 8 a 16 anos.
O enredo se desenvolve em torno de um monarca imaginário, cujo reino era tão perfeito que chegava a incomodar por tamanha harmonia e ausência de problemas. Certo dia, o rei sai para caminhar e, imerso em pensamentos, perde-se pelo mundo, começando, então, a procurar o caminho de volta a seu país.
Neste esforço, o soberano se vê em diferentes tempos e lugares, transitando pelo universo dos contos infantis, através de fatos e personagens da história real. Ao reencontrar seu reino, o soberano percebe que ele não era tão perfeito quanto supunha.
Para ajudar a contar esta história, a cenografia adota o uso de bonecos. Escrita especialmente para a orquestra infanto-juvenil da Escola de Música Villa-Lobos, com coro infantil, solistas adultos convidados e bonecos, a ópera foi criada para público de todas as idades.
Era Uma Vez um Rei é uma iniciativa inédita. Segundo Leonardo Sá, autor do espetáculo, trata-se de uma forma de transmitir ao novato elenco as responsabilidades de tocar e de atuar pela primeira vez numa produção artística.
O espetáculo será apresentado nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro às 18 horas, sob a direção de Leonardo Sá.