Os efeitos da radiação nuclear dominam as discussões da reunião do Comitê Científico da ONU (Organização das Nações Unidas) que começa nesta segunda-feira (23) em Viena, na Áustria, e acaba sexta-feira (27). O Brasil é representado pelo físico Marcos Nogueira Martins, diretor da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Ministério da Ciência e Tecnologia.
As discussões ocorrem dois meses e meio depois dos vazamentos e explosões ocorridos na Usina de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão. Durante a 58ª seção do grupo de peritos serão discutidos, por exemplo, meios para determinar quais são os riscos concretos da exposição à radioatividade em baixa quantidade e a longo prazo.
No caso de Fukushima, as autoridades japonesas decidiram esvaziar as cidades no raio de 20 quilômetros ao redor da usina. Os moradores foram retirados das casas e transferidos provisoriamente para abrigos, enquanto animais e plantas da região não entram na lista das mercadorias negociadas e consumidas no país.
Os técnicos japoneses identificaram radiação, em elevado grau, na água, no ar e também na terra, na região de Fukushima. Os acidentes nucleares foram provocados pelo terremoto seguido por tsunami, em 11 de março deste ano. Os tremores de terra atingiram 9 graus na escala Richter e de acordo com as autoridades do Japão, foram os mais graves da história recente do país.
Fonte: Opera Mundi
ONU discute riscos de radiação nuclear após acidentes no Japão
Segunda, 23 de Maio de 2011 às 12:10, por: CdB