Rio de Janeiro, 06 de Agosto de 2026

ONU condena agressão a jornalistas da BBC na Líbia

Quinta, 10 de Março de 2011 às 08:35, por: CdB

Alta comissária de Direitos Humanos disse que a prisão da equipe e os espancamentos equivalem "à tortura" e ferem o direito internacional.

Protestos na Líbia

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, condenou a agressão a três profissionais da rede britânica BBC, que estavam fazendo reportagens na Líbia.

De acordo com a emissora, os jornalistas foram espancados e sofreram humilhações durante mais de 20 horas de detenção, em Zawiya, no oeste do país.

Protestos

Em nota, Pillay afirmou que a violência cometida à equipe da BBC "equivale à tortura". Segundo o comunicado, os três jornalistas teriam sido espancados por integrantes do Exército e da polícia secreta líbia.

Para a alta comissária, o incidente é uma "grave violação do direito internacional".

Desde o início dos protestos contra o governo de Muammar Kadafi, milhares de pessoas podem ter morrido no país. O Conselho de Segurança da ONU impôs sanções à Líbia. Já o Tribunal Penal Internacional responsabilizou Kadafi, alguns de seus filhos e membros do governo pela violência.

Navi Pillay encerrou a nota dizendo que os bombardeios aéreos contra civis devem ser investigados como possíveis crimes contra a humanidade. Ela afirmou que está preocupada também com relatos de assassinatos, prisões, estupros e desaparecimentos.

*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Tags:
Edições digital e impressa