Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

ONU chama de 'abominável' o ataque durante a visita de secretário-geral

Sexta, 23 de Março de 2007 às 07:54, por: CdB

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou o que chamou de "abominável ataque terrorista" ocorrido em Bagdá, perto de onde o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, concedia uma entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki.

Imagens de televisão mostram o palanque tremendo e Ban Ki-moon se abaixando para buscar abrigo de estilhaços que foram lançados pela força da explosão. Ela foi provocada por um morteiro que caiu a 50 metros do edifício onde a coletiva era realizada. Nem al-Maliki, nem Ban Ki-moon ficaram feridos.

Ban Ki-moon realizava visita ao país para promover apoio internacional à reconstrução do Iraque. A visita de Ban Ki-moon ao Iraque é a primeira de um secretário-geral das Nações Unidas (ONU) desde 2005, quando Kofi Annan foi ao país pela última vez.

O encontro de Ban Ki-moon e al-Maliki aconteceu pouco depois que o premiê iraquiano se reuniu com um líder xiita que estava sob custódia dos Estados Unidos mas foi liberado após insistência do governo do Iraque.

Ahmed Shaebani, um assessor do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, havia sido detido por mais de dois anos sem acusações formais. Depois de ser libertado, ele disse que espera fazer parte dos esforços do governo para trazer paz ao Iraque.

Em 2003, o representante das Nações Unidas em Bagdá, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, foi morto em um atentado a bomba contra a sede da organização da cidade.

Tags:
Edições digital e impressa