As empresas de ônibus do Estado do Rio serão fiscalizadas em tempo real e multadas online. De acordo com determinação do governador Sérgio Cabral, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) encaminha nesta terça-feira, para análise da Secretaria de Estado da Casa Civil, portaria determinando a implantação de sistema de monitoramento por GPS nos veículos de transporte intermunicipal.
Os equipamentos deverão ser instalados nos ônibus de linhas regulares e também nos de fretamento. As vans que vencerem as licitações em curso, terão prazo de 90 dias, a partir da assinatura do contrato, para implementar o sistema. No total, a frota com GPS será de 8.736 veículos, sendo 641 vans, 6.665 ônibus de linhas regulares e 1.430 ônibus de fretamento turístico.
O GPS oferece uma visão em tempo real da frota, permitindo a identificação e correção de falhas, assegurando a regularidade e pontualidade no serviço. Além do Detro, as empresas poderão controlar melhor suas frotas e otimizar seus serviços. Entre os resultados operacionais previstos estão: redução do número de acidentes, devido ao controle da velocidade dos veículos, redução da emissão de poluentes, através do monitoramento do uso ocioso da ignição e do motor e do consumo de combustíveis. A ação também deve ter reflexos no trânsito, em função do uso racional da frota.
O sistema também trará maior segurança ao usuário, pois contém dispositivo (botão de pânico) que pode ser acionado em situações de risco, como assaltos. Além disso, através do GPS, a polícia poderá localizar o ponto exato onde está o veículo, assim como as equipes de socorro, em caso de acidentes.
– Esta medida visa principalmente melhorar a qualidade dos serviços de transporte intermunicipal. Estamos cumprindo determinação do governador Sergio Cabral, que antenado com a modernidade tecnologia enxergou no sistema mais uma arma para combater as irregularidades e assegurar um transporte eficiente ao usuário – afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
O Detro implantará no órgão um Centro de Controle Operacional, onde será possível verificar o cumprimento dos horários, se os motoristas estão respeitando os trajetos, os pontos de parada, a velocidade permitida. Caso seja detectada irregularidade, a empresa será multada no momento da infração.
O presidente do Detro lembra ainda que há estimativa de aumento da frota intermunicipal, em função do aumento da demanda de passageiros de ônibus, decorrente da intensificação da fiscalização. A estimativa é que a frota regular chegue a 10 mil ônibus em 2009.
– Essa medida será um grande reforço na nossa fiscalização. Hoje, temos 120 fiscais verificando uma frota de mais de oito mil veículos. Os empresários estão investindo, pois já perceberam o aumento de passageiros, decorrente do ordenamento do sistema de transporte. Com o aumento da frota, precisamos de mais dispositivos para fiscalizar seu funcionamento. Com o GPS, saberemos em tempo real o que acontece com cada um dos veículos. Quem ganha é a população, com um transporte mais seguro e de qualidade – destacou Onofre.
Segundo a proposta apresentada, a implantação do sistema deve ocorrer entre dois e 12 meses. Os custos ficarão a cargo das empresas que terão prazos para ir adaptando a frota, até atingir 100%. A empresa que não cumprir os prazos estabelecidos na portaria receberá multa de R$ 1.616,40 por cada veículos sem o dispositivo. Em caso de reincidência, o valor dobra.
Toda a frota ônibus que opera as linhas que ligam a Baixada Fluminense à Barra da Tijuca (248 veículos) já estão funcionando com GPS, por força de exigência do edital de licitação.
Ônibus regulares serão fiscalizados por GPS
Terça, 22 de Julho de 2008 às 07:29, por: CdB