Até o final de dezembro todos os 273 ônibus das 14 empresas do transporte coletivo do município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, vão funcionar com catracas eletrônicas. O equipamento, que já funciona em 127 veículos de cinco empresas põe fim ao vale transporte convencional (de papel) e dá início ao uso do vale de transporte eletrônico do Sistema Rio Card. Trata-se de um cartão de PVC com tarja magnética recarregável, e que proporciona comodidade e melhor controle, podendo ser utilizado nos ônibus urbanos, distritais e intermunicipais.
O presidente da Emut, Ronaldo Linhares destaca que o vale eletrônico tem por objetivo prestar um melhor atendimento ao trabalhador que o utiliza, e foi autorizado pela Lei 7.729/2005, decretada pela Câmara de Vereadores de Campos e sancionada pelo prefeito Alexandre Mocaiber, publicada no Diário Oficial de 26 de julho.
Linhares ressalta que o sistema de bilhetagem eletrônica é o mais moderno e eficiente que existe nas grandes cidades, e que faz parte do conjunto de medidas que vai ser adotado pela municipalidade para modernizar o sistema do transporte coletivo em Campos.
― Além da bilhetagem eletrônica, temos outro projeto pronto para ser implantado e que vai agregar outras vantagens do sistema, através da implantação da integração dos bairros. O sistema eletrônico é a saída para a moralização e ordenamento do transporte coletivo nas cidades de porte médio e de grande porte, como é o caso de Belo Horizonte, Curitiba e cidades do porte de Campos ― observou.
Ele acrescentou que a Emut já tem preparado o projeto para fazer a integração de bairros com bilhete único. O sistema integrado prevê a operacionalização de plataformas de transbordo, e permite que o passageiro saia de um bairro, passe pelo Centro e chegue a um outro bairro, com uma única passagem. O sistema permitirá ainda disciplinar a gratuidade e certamente que ajudará no controle da arrecadação do município junto às empresas. Com o novo sistema, os ônibus apenas passariam pelo Centro da cidade, sendo que os pontos finais seriam nos bairros, medida que diminui o intervalo de espera por parte dos passageiros.
― Já estamos com quatro empresas com o sistema instalado em todos os veículos das respectivas frotas. Temos atualmente um total de 78 veículos com as catracas eletrônicas funcionando nas empresas Tamandaré, São Salvador, Conquistense, e Cordeiro. Nos próximos dias a São João, que já comprou equipamentos para toda sua frota (78 veículos), vai estar com as novas catracas funcionando; está dependendo da empresa de tecnologia instalar o software (programa) que faz a leitura dos cartões. Quanto as demais empresas, ficou acordado numa reunião recente, que até meados de dezembro vão estar com os equipamentos instalados e deveremos ter até o fim de dezembro 100% dos veículos das linhas urbanas já com o novo sistema e 70% nos ônibus das linhas distritais ― concluiu o assessor técnico da Emut.
Ônibus de Campos terão catracas eletrônicas
Segunda, 26 de Novembro de 2007 às 09:52, por: CdB