Rio de Janeiro, 03 de Janeiro de 2026

ONG: Violação de direitos humanos é resultado de falta de segurança

Os crimes apontados no 3º Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil são resultado da ineficácia das políticas de segurança pública "por não virem acompanhadas de políticas sociais", avalia a diretora-executiva da Justiça Global, Sandra Carvalho. (Leia Mais)

Sábado, 17 de Março de 2007 às 07:52, por: CdB

Os crimes apontados no 3º Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil são resultado da ineficácia das políticas de segurança pública "por não virem acompanhadas de políticas sociais", avalia a diretora-executiva da Justiça Global, Sandra Carvalho. A diretora da organização não governamental (ONG) avalia que "não há uma visão integrada da política de segurança".

- Temos uma ação governamental cada vez mais repressiva e muito menos inclusiva.

Elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), o estudo aponta a ineficiência do Estado brasileiro diante do aumento da violência no país, o que "vem contribuindo para o sentimento de mal-estar e de revolta da população".

Para a diretora da Justiça Global, é necessário haver mais responsabilidade por parte do poder público quando a questão é segurança pública.

- A cada episódio violento que choca a sociedade, há uma reedição de pacotes para o setor. São pacotes baseados na repressão, por isso não se sustentam. Então vira um discurso hipócrita - enfatiza.

Segundo Sandra Carvalho, o que o Brasil precisa fazer para enfrentar a onda de criminalidade, é trabalhar no enfrentamento das causas estruturais dessa violência, implementando políticas públicas abrangentes, inclusão social e redistribuição de renda.

- Só com esse conjunto de medidas é que vamos dar conta, de forma concreta e viável, do problema da criminalidade - completa.

Tags:
Edições digital e impressa