Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2026

ONG pede que Israel apure mortes sob "bandeira branca"

Quinta, 13 de Agosto de 2009 às 07:48, por: CdB

A entidade internacional Human Rights Watch pediu nesta quinta-feira a Israel que investigue sete incidentes em que soldados israelenses teriam matado civis palestinos que agitavam bandeiras brancas, durante a guerra de janeiro na Faixa de Gaza.

Os ativistas disseram que outros governos deveriam pressionar pela realização de processos à luz do direito internacional, caso Israel e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, não ajam por conta própria.

Em nota, a entidade de Nova York disse ter declarações e outras provas de que 11 pessoas desarmadas, inclusive cinco mulheres e quatro crianças, foram mortas enquanto agitavam bandeiras brancas, símbolo internacional do pedido de trégua.

"Essas baixas representam uma pequena fração dos civis palestinos feridos e mortos", disse a nota. "Mas elas sobressaem porque, em cada caso, as vítimas estavam paradas, andando ou em veículos que se deslocavam lentamente, junto com outros civis desarmados, e tentavam transmitir seu status de não-combatentes agitando uma bandeira branca."

"Todas as evidências disponíveis indicam que as forças israelenses estavam no controle das áreas em questão, que não havia combates no momento e que não havia forças palestinas escondidas entre os civis ou usando-os como escudos humanos."

Os militares israelenses disseram em nota que o relatório da Human Rights Watch "se baseou no testemunho de um número de palestinos cuja credibilidade não foi substanciada."

Tags:
Edições digital e impressa