Rio de Janeiro, 22 de Agosto de 2026

ONG nega relação entre quantidade de armas e homicídios

Quinta, 28 de Abril de 2011 às 06:05, por: CdB

O presidente do Movimento Viva Brasil, Bené Barbosa, afirmou há pouco que não vê relação entre a venda legal de armas e o número de homicídios. Ele citou como exemplo o caso do estado de São Paulo, com o menor índice de homicídios do País e o maior número de armas legais. “O cidadão com arma legalizada não abastece as organizações criminosas. O principal problema está nas fronteiras e no contrabando de armas”, disse.

Segundo ele, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) foi uma lei inócua, pois não lidou com o tráfico ilegal de armas. “O estatuto continua se mostrando ineficaz, pois não diminuiu os índices de homicídio no Brasil”, acrescentou.

Barbosa participa de audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para discutir o controle de armas no Brasil.

O Movimento Viva Brasil diz em seu site que se firmou nos últimos anos como a principal associação em defesa da utilização de armas, seja para defesa, esporte ou coleção.

A audiência pública ocorre no plenário 6.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Juliano Pires

Tags:
Edições digital e impressa