Rio de Janeiro, 14 de Agosto de 2026

OMS quer medidas 'eficazes' de combate ao abuso do álcool.

Sexta, 11 de Fevereiro de 2011 às 12:05, por: CdB

Novo relatório da Organização Mundial da Saúde revela que mais de 2,5 milhões morrem, anualmente, de doenças e problemas relacionados ao consumo nocivo da bebida.

Foto: OMS

Pedro Nakano, da Rádio ONU em Nova York.*

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que novas medidas e políticas são necessárias para salvar vidas e reduzir o consumo abusivo de álcool.

Em relatório, publicado nesta sexta-feira, a organização informou que 2,5 milhões de pessoas morrem, anualmente, vítimas de doenças e lesões causadas por abusos de álcool.

Saúde Pública

O diretor-geral assistente da OMS, Ala Alwan, contou que muitos países já reconheceram sérios problemas na saúde pública causados pelo uso excessivo do álcool.

Segundo ele, algumas medidas de prevenção e tratamento já foram adotadas, mas é necessário muito mais para reduzir o número de mortes.

Cerca de 4% das mortes no mundo estão relacionadas ao abuso de álcool. Entre as vítimas, estão 320 mil jovens, entre 15 e 29 anos.

Entre as medidas propostas pela agência estão o aumento de impostos sobre o álcool para frear o consumo, redução de postos de venda da bebiba, e aumentar o limite de idade para consumo de bebidas alcoolicas.

*Apresentação:

Tags:
Edições digital e impressa