Rio de Janeiro, 01 de Outubro de 2026

OMS faz alerta contra transmissão da gripe em hospitais

Quinta, 30 de Abril de 2009 às 08:32, por: CdB

A Organização Mundial da Saúde recomendou na quinta-feira atenção redobrada ao novo vírus da gripe suína, com o monitoramento de casos suspeitos e cuidados para que profissionais da saúde não espalhem a doença.

Médicos e demais funcionários de hospitais devem usar máscaras e luvas e lavar as mãos com frequência, de modo a reduzir o risco de contágio entre eles e para os pacientes, disse a agência da ONU em um novo boletim de orientação sobre a doença.

– Todos os países devem ativar imediatamente seus planos de preparação para pandemias. Os países devem ficar em alerta elevado para surtos não-usuais de doenças semelhantes à gripe e pneumonia severa – disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

A OMS elevou para 5 (numa escala de 1 a 6) o seu nível de alerta contra pandemias, o que significa que a epidemia global é iminente.

– Neste estágio, medidas efetivas e essenciais incluem a vigilância reforçada, detecção e tratamento precoce de casos e controle de infecções em todas as instalações sanitárias – disse Chan em entrevista coletiva na noite de quarta-feira.

Os laboratórios devem se preparar para analisar rapidamente a presença do novo vírus em pacientes, além de seguir as boas práticas de biossegurança, afirmou a diretora, acrescentando que o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA está montando kits de diagnóstico para serem disponibilizados a outros países e laboratórios.

– É crítico que os profissionais da saúde usem precauções apropriadas para o controle de infecções quando cuidarem de pacientes com sintomas semelhantes aos da gripe (...), para minimizar a possibilidade de transmissão entre eles, para outros profissionais da saúde, pacientes e visitantes – disse a OMS.

Aparentemente, a principal forma de transmissão do vírus é por meio de partículas de saliva. Familiares que visitem pacientes devem ter acesso limitado e também precisam seguir as mesmas precauções adotadas pelos profissionais da saúde, disse a OMS.

Os médicos precisam isolar os pacientes e evitar sua aglomeração. Ao lidar diretamente com pessoas contaminadas pelo vírus, eles devem usar óculos e até uma "blindagem" facial.
Realizar procedimentos como limpeza do trato respiratório, entubação, broncoscopia e até autopsias aumentam o risco de contaminação, de acordo com a OMS. "Profissionais da saúde com sintomas devem ficar em casa", disse o boletim.

Tags:
Edições digital e impressa