Rio de Janeiro, 05 de Agosto de 2026

OMS diz que não deve haver receio em viagens para o Japão

Sexta, 18 de Março de 2011 às 07:05, por: CdB

Organização Mundial da Saúde diz que níveis de radiações fora da zona de evacuação não são ameaça; agência alertou contra prática de auto-medicação.

Nível de radiação não ameaça

Duas agências das Nações Unidas informaram que passageiros não devem ter receio de viajar ao Japão.

Muitos países estão desaconselhando a visita ao país asiático após o terremoto, da semana passada, que danificou algumas usinas nucleares japonesas.

Controle

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Organização Mundial de Meteorologia, OMM, os níveis de radiação fora da área atingida pelas explosões nos reatores, não são considerados uma ameaça à saúde pública.

A nota citou as cidades de Tóquio e outras áreas fora da esfera das centrais nucleares.

A OMM e OMS também disseram que o controle de raio X em passageiros, que chegam ao Japão, é desnecessário.

A Organização Mundial da Saúde alertou sobre o uso de auto-medicação com pastilhas de iodo e outros produtos para se proteger da radioatividade.

A OMM informou que a condição dos ventos que tem dificultado a resposta de emergência ao tsunami no país deve melhorar dentro de alguns dias.

*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Tags:
Edições digital e impressa