Rio de Janeiro, 25 de Janeiro de 2026

Ocupação hoteleira do Rio deve chegar a 85% durante o Pan-americano

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio de Janeiro é que a ocupação média dos hotéis da cidade chegue a 85% em julho, quando se realizam os Jogos Pan-americanos 2007. Hoje, essa taxa é de 58%. (Leia Mais)

Domingo, 20 de Maio de 2007 às 11:36, por: CdB

A expectativa da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio de Janeiro é que a ocupação média dos hotéis da cidade chegue a 85% em julho, quando se realizam os Jogos Pan-americanos 2007. Hoje, essa taxa é de 58%.

De acordo com o presidente da entidade, Alfredo Lopes, a rede hoteleira iniciou os investimentos para atender o crescimento da demanda. Para a construção de novos hotéis e a reforma dos já existentes foram gastos cerca de R$ 1,5 bilhão. Os recursos foram aplicados, principalmente, na área de tecnologia e na construção de 3 mil novos quartos.

Faltando cerca de dois meses dias para a competição, aproximadamente 60% dos quartos já foram reservados. Segundo Lopes, o índice só não é maior porque houve demora no início da venda de ingressos para os jogos. A previsão é que as reservas aumentem nos próximos dez dias.

- Historicamente, a cidade que hospeda o Pan tem um crescimento na rede hoteleira de cerca de 20% na ocupação nos cinco anos após o evento - acrescenta.

Além dos hotéis, os turistas também poderão se hospedar em casas de família. Há possibilidade também de se hospedar em cidades vizinhas, como Niterói, Petrópolis e até Angra dos Reis.

- Em qualquer cidade do mundo, quando há um grande evento, você utiliza a rede hoteleira instalada em um raio de 100 quilômetros do acontecimento. Várias cidades em torno do Rio serão impactadas pelo Pan, então, não haverá problema de oferta de leitos.

Tags:
Edições digital e impressa