Rio de Janeiro, 02 de Fevereiro de 2026

Ocupação da polícia no Alemão completa dois meses

Segunda, 02 de Julho de 2007 às 08:33, por: CdB

Nesta segunda-feira, completam dois meses de ocupação da Polícia Militar no conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, Zona Norte. Desde o início da operação, 46 pessoas morreram e pelo menos 85 ficaram feridas.

O confronto mais violento foi na quarta-feira da semana passada, quando 19 homens foram mortos e pelo menos nove inocentes ficaram feridos.

A operação começou no dia 2 de maio na Vila Cruzeiro. Os policiais foram em busca dos criminosos que assassinaram dois PMs em Osvaldo Cruz, no mesmo lugar onde o menino João Hélio morreu.

Há algumas semanas, soldados da Força Nacional de Segurança vigiam os acessos das favelas como reforço e tentam evitar a entrada de traficantes aliados vindos de outros morros.

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que a polícia vai permanecer na região até que a comunidade fique livre dos traficantes. O acordo firmado entre governos federal e estadual prevê que a Força Nacional de Segurança deixe a cidade depois dos Jogos Pan-Americanos, mas Beltrame negocia a permanência dos agentes até o final do ano.

Nesta segunda-feira, o clima é de aparente tranqüilidade. A manhã foi sem confrontos e o policiamento permanece reforçado nos acessos aos morros. Escolas, creches e o comércio local funcionam normalmente.

Tags:
Edições digital e impressa