Rio de Janeiro, 30 de Setembro de 2026

OCDE: Economia mundial dá sinais de recuperação ainda neste ano

O ritmo de contração da economia mundial parece estar desacelerando e a recuperação deve começar no fim deste ano, avaliou o chefe da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, nesta sexta-feira. (Leia Mais)

Sexta, 22 de Maio de 2009 às 09:41, por: CdB

O ritmo de contração da economia mundial parece estar desacelerando e a recuperação deve começar no fim deste ano, avaliou o chefe da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, nesta sexta-feira. Indicadores como as vendas de moradias norte-americanas e as exportações chinesas estão começando a se recuperar, e a economia global não está mais em queda livre, afirmou Gurria em uma conferência.

Questionado sobre se a produção mundial pode iniciar uma retomada até o fim de 2009, Gurria respondeu:

– Eu diria que sim; a questão da recuperação não significa que comecemos a ter dados muito claramente positivos, mas sim que primeiro a economia mundial pare de contrair-se.

Os Estados Unidos vão se recuperar antes da Europa devido aos amplos pacotes de estímulo econômico e ao fato de que a crise no sistema financeiro norte-americano começou antes que na Europa, afirmou ele.

Tags:
Edições digital e impressa