Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

Obras na cratera do Metrô de SP são retomadas

Segunda, 09 de Abril de 2007 às 08:50, por: CdB

As obras de construção da estação Pinheiros, que fazem parte da Linha-4 do Metrô de São Paulo, foram reiniciadas nesta segunda-feira. O diretor de assuntos corporativos do Metrô, Sérgio Avelleda, afirmou que o trabalho de contenção do solo já está concluído e que, ainda nesta segunda, se inicia a escavação para a retirada de resíduos do túnel.

Com a retomada das obras, os peritos terão acesso às escavações que serão feitas na cratera e poderão recolher material para a análise. - É uma escavação quase arqueológica - disse ele, reforçando que os trabalhos devem durar cerca de seis meses. - Os peritos vão acompanhar a escavação e fotografar os locais onde forem encontrados materiais que possam servir para a investigação - completou.

Na manhã desta segunda-feira, operários começaram a levar para o local as máquinas que serão utilizadas nas escavações. Peritos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) acompanham os trabalhos.

Primeiro, serão colocadas estacas de concreto para formar uma parede de contenção no entorno da vala. Depois da medida, começa a retirada do material com a escavação de dois em dois metros. Em seguida, serão colocados tirantes de aço nas paredes, também para dar sustentação. O trabalho será acompanhado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto de Criminalística.

Ministério Público de São Paulo, Metrô, Consorcio Via Amarela, Instituto de Criminalística da Polícia Civil, IPT e Polícia Civil do Estado assinaram um termo de compromisso, em 2 de abril, estabelecendo a retomada das obras e um cronograma de trabalho.

Tags:
Edições digital e impressa