Rio de Janeiro, 28 de Janeiro de 2026

Obras do Metrô de Ipanema já tem lugar definido

Segunda, 04 de Junho de 2007 às 07:30, por: CdB

Os últimos detalhes para o início das obras do Metrô Ipanema, pelo lado da Praça General Osório, na Zona Sul do Rio, já estão definidos. A instalação do canteiro de obras ficou marcada para o próximo dia 11. Também ficou definido que, até o fim do mês, a Rua Jangadeiros, onde será construído o acesso à estação, será fechada ao trânsito. Mas a tradicional feira hippie do bairro será poupada.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Fernandes, responsável pela administração das praças da cidade, também tiraram dúvida dos artesãos que trabalham na feira hippie, que acontece aos domingos.

Eles temiam ser retirados da praça durante a obra, mas receberam a garantia de que apenas 24 barracas serão remanejadas, o que representa menos de 10% do total.

- Todo o cálculo para a instalação do canteiro de obras na Praça General Osório foi feito para trazer o mínimo transtorno possível à vida do bairro, aos comerciantes da feira hippie, da feira livre, que acontece às terças, e do pólo gastronômico - afirmou Julio Lopes.

Na praça, o canteiro de obras ocupará apenas uma área de 13 metros por 22 na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Jangadeiros. Para o trânsito não ser prejudicado, o canteiro vai utilizar dez vagas do estacionamento da praça junto à Visconde de Pirajá.

Essa área será destinada aos caminhões que vão retirar o entulho. Como eles vão parar no sentido do trânsito, não será preciso fazer manobras, o que poderia provocar congestionamentos na rua mais movimentada de Ipanema. O trecho da Rua Jangadeiros que será fechado fica ente a Visconde de Pirajá e o início da Barão da Torre.

Durante a obra, apenas os moradores terão acesso à rua. A RioTrilho, empresa da Secretaria de Transportes responsável pela construção do Metrô, garantiu que irá providenciar um estacionamento alternativo para os moradores, caso algum dos prédios da rua tenha a entrada da garagem interditada pela obra.

A secretária de Meio Ambiente comemorou o anúncio de que a construtora Odebrecht, que participa do empreendimento, ao final dos trabalhos, vai reformar o chafariz da Praça General Osório e recuperar todo o calçamento de pedras portuguesas.

- Essa obra caiu do céu. Já estávamos programando a licitação para a reforma do chafariz e das calçadas. Agora, soubemos dessa contrapartida da empreiteira, que vai deixar a praça ainda mais bonita. O metrô será, sem dúvida, um avanço para a região. Vai beneficiar quem vive e quem trabalha em Ipanema. Já imaginou como o movimento da feira hippie vai aumentar? - comemorou Rosa Fernandes.

Na outra ponta do trecho, na saída da Estação Cantagalo, em Copacabana, as escavações seguem em ritmo acelerado. Desde que as obras tiveram início, no dia 11 de abril, o túnel por onde vai passar o metrô já avançou 130 metros. Os trabalhos acontecem a 25 metros abaixo do nível da rua.

O túnel subterrâneo vai atravessar o morro Pavão-Pavãozinho. Por dia, estão sendo feitas duas detonações. Cada uma consome cerca de 300 quilos de explosivo. A meta da Secretaria de Transportes é entregar o Metrô Ipanema pronto à população em setembro de 2009.

O secretário de Transportes também anunciou que, nos próximos 15 dias, serão instalados um painel eletrônico, para a contagem dos dias de trabalho, e um posto de atendimento à comunidade, onde os moradores vão poder tirar dúvidas e fazer reclamações.

- Queremos transparência durante todo o processo de construção do Metrô Ipanema. As pessoas vão poder cobrar agilidade e qualidade do serviço. Teremos um funcionário de plantão no canteiro de obra o dia inteiro para atender à população - garantiu Julio Lopes, acrescentando que, a partir de agosto, a obra do metrô será aberta à visitação pública.

Tags:
Edições digital e impressa