Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Obra de Van Gogh em museu australiano é falsa

Sexta, 03 de Agosto de 2007 às 09:07, por: CdB

Um dos maiores museus da Austrália reconheceu nesta sexta-feira que um dos quadros que deu reputação ao local nos últimos 60 anos, um retrato de Van Gogh, não é na realidade obra do pintor holandês. A National Gallery do Estado de Victoria anunciou que uma equipe de especialistas britânicos do Museu Van Gogh de Amsterdã concluiu que a pintura, com título Retrato de um Homem, não foi realizada pelo artista.

A obra, exposta há 60 anos, estava avaliada em 15 milhões de dólares antes que os especialistas duvidassem da autenticidade. O diretor do museu Gerard Vaughan fez questão de esclarecer que o quadro não é falso. "É muito importante destacar que não é uma falsificação, não temos provas de que alguém o tenha pintado com a idéia de se fazer passar por Van Gogh", declarou.

Os especialistas do Museu Van Gogh de Amsterdã acreditam que o quadro foi pintado por um artista contemporâneo, até o momento não identificado. A obra estava na Austrália desde 1939. Um ano mais tarde a National Gallery de Melbourne a adquiriu por 4,4 dólares norte-americanos da época.

Tags:
Edições digital e impressa