Obama não vai divulgar fotos de Bin Laden e cita riscos
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em entrevista a uma rede de TV na quarta-feira que decidiu não divulgar as fotos do corpo de Osama bin Laden porque as imagens poderiam incitar violência e ser usadas como ferramenta de propaganda da Al Qaeda.
"Fizemos exame de DNA e testes, então não há dúvida que nós matamos Osama bin Laden", disse Obama ao programa "60 Minutes", da CBS, de acordo com trecho divulgado pela Casa Branca. "O fato é que vocês não verão Bin Laden andando na Terra novamente."
O governo Obama discutiu se divulgaria as fotos do corpo de Bin Laden, morto em um ataque dos EUA a seu complexo no Paquistão na segunda-feira, e o presidente disse que ele e seus assessores concordaram que as imagens não deveriam tornar-se públicas.
"É importante para nós garantir que fotos muito detalhadas de alguém que foi baleado na cabeça não fiquem circulando como uma incitação a mais violência e como uma ferramenta de propaganda", declarou Obama. "Nós não mostramos este material como troféus."
O secretário de imprensa de Obama, Jay Carney, leu uma parte da entrevista que será transmitida no domingo.
"O fato é que era alguém que merecia a justiça que recebeu", afirmou Obama. "Mas não precisamos comemorar. E acredito que, dada a natureza detalhada destas fotos, isso criaria riscos para a segurança nacional."
Questionado sobre sua resposta a algumas pessoas no Paquistão que dizem que os Estados Unidos estão mentindo sobre terem matado Bin Laden, Obama disse: "A verdade é que estamos monitorando a reação mundial. Não há dúvida de que Bin Laden está morto."
"Certamente não há dúvida entre os integrantes da Al Qaeda que ele esteja morto. Então não acreditamos que uma foto fará diferença. Haverá pessoas que vão negá-la", completou o presidente.
(Reportagem de Matt Spetalnick)
Reuters