O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio, João Tancredo, disse que a entidade recebeu denúncias de que os policiais cometeram excessos na megaoperação realizada no conjunto de favelas do Alemão, no subúrbio carioca.
Segundo Tancredo, que esteve no local da ação, moradores procuraram a OAB dizendo que três menores mortos durante a operação não teriam envolvimento com o tráfico. A Secretaria de Segurança Pública do Estado afirma, no entanto, que todas as 13 pessoas mortas, incluindo os menores, eram traficantes.
Um pequeno grupo de moradores do Alemão também foi à sede da Secretaria, localizada no Centro do Rio, nesta quinta-feira protestar contra a ação policial e apresentou denúncia de que, entre outros mortos e feridos, há gente inocente.
Em entrevista à Rádio CBN Rio, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, reconheceu que a intervenção é traumática, mas garantiu que, aos poucos, a comunidade vai ter tranquilidade.
Beltrame disse que a operação no conjunto do Alemão é apenas o começo, mas não quis antecipar para onde se voltarão as atenções do governo do Estado daqui para frente.
A quatro dias de completar dois meses, a ocupação policial do conjunto de favelas do Alemão já causou a morte de 48 pessoas e fez 74 feridos.
Os 150 homens da Força Nacional de Segurança continuam ocupando os principais acessos das favelas, revistando suspeitos e mandando parar motos e kombis que descem o morro.
- A lição que tem que ser feita e a sociedade deve refletir sobre isso é: que educação é essa? O que é melhor? O que se quer? Mandar filho pro colégio tendo como guarda, como segurança um traficante com um fuzil supervisionando a aula, fazendo a escolta ou protegendo, tendo controle no colégio ou esperar um mês ou dois sem aula e esperar que o Estado venha ali e possa efetivamente como pessoa legítima fornecer segurança? - questionou o secretário.
Beltrame ainda disse que vai manter policiamento 24 horas nos acessos do conjunto de favelas do Alemão, no subúrbio, e que, futuramente, haverá um novo formato de policiamento no local.
OAB recebe denúncias sobre excessos em megaoperação no Alemão
Sexta, 29 de Junho de 2007 às 08:13, por: CdB