Em discurso sereno, mas firme, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ, Wadih Damous, abriu na manhã desta quinta-feira o Seminário Orientação Sexual e Identidade de Gênero – Uma Questão de Direitos Humanos, uma parceria da Ordem com o Grupo Arco-Iris.
— Não é mais possível, em pleno século 21, tratar a diversidade sexual como tabu. Esta é a casa da liberdade, não há temas proibidos. É preciso banir o preconceito e a intolerância da sociedade brasileira — defendeu Damous, que foi muito aplaudido.
Participam do seminário políticos, autoridades, intelectuais e ativistas da causa GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais e transexuais). Eles buscam medidas objetivas capazes de interromper um quadro que contabiliza mais de 2500 mortes de homossexuais no Brasil nos últimos dez anos.
Depois do presidente da OAB foi a vez do procurador regional da República, Daniel Sarmento, defender a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Também bastante aplaudido, Sarmento destacou o fato de a Constituição não proibir este tipo de união e anunciou o envio de uma representação ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso, no sentido de que a lei seja regulamentada.
O seminário prossegue durante a tarde desta quinta-feira.
Rio de Janeiro, 22 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa