Rio de Janeiro, 05 de Fevereiro de 2026

O Rio de Janeiro vive a magia dos Jogos Pan-americanos

A Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, nesta sexta-feira, no Estádio do Maracanã, marcada para começar a partir das 17h, começou com um atraso de cerca de 20 minutos, mas o show de luzes, cores e muita alegria marcou oficialmente o início da maior festa do Esporte já celebrada no país. A energia do povo brasileiro foi o mote da cerimônia, que faz um grande passeio pela música e a geografia do país através das festas e da cultura popular. (Leia Mais)

Sexta, 13 de Julho de 2007 às 17:36, por: CdB

A Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, nesta sexta-feira, no Estádio do Maracanã, marcada para começar a partir das 17h, começou com um atraso de cerca de 20 minutos, mas o show de luzes, cores e muita alegria marcou oficialmente o início da maior festa do esporte já celebrada no país. A energia do povo brasileiro foi o mote da cerimônia, que faz um grande passeio pela música e a geografia do país através das festas e da cultura popular.  Vaias acompanharam o anúncio do nome do presidente Luiz Inacio Lula da Silva.

Com uma arquibancada praticamente vestida somente de branco a cerimônia, que durou pouco mais de duas horas e quarenta minutos, foi uma grande ‘ópera popular’, com efeitos de luz cênica, explosão de fogos e toda a singularidade da Música Popular Brasileira, mesclando ritmos diversos, para uma coreografia de grandes grupos, com 4,5 mil voluntários no elenco, vestindo fantasias grandiosas. O hino nacional foi cantado pela emocionada cantora Elza Soares.

A bateria da escola de samba Beija-Flor, campeã deste ano do carnaval carioca, deu o tom da festa. Primeiro, os instrumentistas fizeram um apanhado de vários ritmos, do funk ao samba. Apesar da delegação da Argentina, primeira a entrar, e dos Estados Unidos serem recepcionadas com vaias as demais delegações chegaram num clima de festa. A entrada da delegação brasileira, capitaneada pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, levou o público ao delírio.

Ao fim do desfile dos mais de 40 países, o Maracanã todo, em uníssono, gritou: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor". A Miss Brasil, Natália Guimarães, faz uma participação especial como porta-bandeira brasileira.

Os ex-atletas medalhistas Virna (voleibol) e Robson Caetano (atletismo) foram os primeiros a pisar no gramado e a se comunicar com o público, apresentando curiosidades sobre a construção do estádio e sobre os Jogos Pan-americanos. A dupla comandou, também, o ensaio da coreografia nas arquibancadas.

A cantora Céu foi uma das artistas a se apresentarem. Um show da cantora baiana Daniela Mercury encerrou a solenidade cantando canções clássicas como Cidade Maravilhosa e Aquarela do Brasil acompanhada por 4500 dançarinos no gramado para fechar a festa.

A direção geral de Cerimônias foi de Leonardo Gryner, com produção executiva de Scott Givens, direção artística de Rosa Magalhães e Luiz Stein e direção musical de Alê Siqueira. A direção de coreografia foi de Doug Jack e Bryn Walters.

Tags:
Edições digital e impressa