Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

O medo pode ser contagioso, diz estudo

Quinta, 15 de Março de 2007 às 15:44, por: CdB

O medo pega. Segundo psicólogos dos Estados Unidos o medo pode ser contagioso. Em um trabalho divulgado nesta semana, eles revelam que as fobias surgidas da observação do medo dos outros são formadas da mesma maneira que aquelas obtidas a partir da experiência própria. Ou seja, se você tem medo de abelhas por ter visto alguém sendo picado, esse medo é tão grande quanto seria se você mesmo tivesse sido mordido.

A equipe da Universidade de Nova York, liderada por Elizabeth Phelps, no entanto, foi a primeira a estudar o cérebro durante a aquisição de um medo indiretamente.

- Durante nosso cotidiano somos freqüentemente expostos a imagens vívidas de outros em situações emocionais, tanto por interações sociais pessoais quanto por meio da mídia - explica a pesquisadora.

O grupo mostrou um vídeo de pessoas levando choques a um grupo de participantes. Antes de cada choque, um quadrado colorido aparecia nas imagens. Depois da apresentação, os cientistas mentiram e informaram os participantes que eles receberiam os mesmos choques. Com isso, bastava mostrar o quadrado para que eles apresentassem uma intensa reação de medo.

Segundo os psicólogos, a mesma região do cérebro que controla a aquisição de um medo a partir da experiência direta, a amígdala, está envolvida nas fobias surgidas indiretamente. É essa área que nos "ensina", depois de colocarmos a mão no fogão, que o fogo é perigoso. A resposta da região, de acordo com os pesquisadores, foi igual tanto quando os participantes assistiam ao vídeo quanto quando eles viam o quadrado colorido que precedia os choques.

Segundo um dos demais pesquisadores que participaram do estudo, Andreas Olsson, da Universidade Columbia, o aprendizado do medo a partir da experiência alheia pode ter sido uma adaptação evolucionária de animais que vivem em sociedade.

O trabalho está publicado na revista científica especializada Social Cognitive and Affective Neuroscience (Scan).

Tags:
Edições digital e impressa