A um ano do início dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, negou que as obras para a competição estejam atrasadas.
- Não tem atraso propriamente dito. Às vezes falta a liberação de mais um recurso", explicou o dirigente.
- Todas as obras permanentes estão em andamento. Você oscila, em uma organização dessas, com avanços e atrasos. Em média, estamos com um tempo confortável para a conclusão das obras - minimizou.
Nuzman ainda apontou algumas obras para o Pan 2007 que já tiveram avanços. "A Vila do Pan está 78% pronta. Os primeiros prédios serão entregues em setembro, com muita antecedência. O Parque Aquático Júlio Delamare foi entregue", contou.
O dirigente ainda explicou por que os problemas com liberação de recursos dos governos municipal, estadual e federal não interferem na esfera das obras.
- Cada um que está realizando suas obras o faz com recursos próprios. Não tem interdependência. Não temos nenhuma dependência de algum fato político.
- O Comitê Organizador tem um conselho executivo com representantes dos três níveis de governo. Isso separa a organização dos Jogos do debate político.
Carlos Roberto Osório, secretário-geral do CO-RIO, também negou atraso nas obras e destacou que as construções estão sendo resolvidas no prazo previsto.
Mascote
A mascote do Pan 2007 será lançada oficialmente nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, em uma cerimônia que contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
A imagem será mostrada publicamente pela primeira vez, mas já era para ela ter sido apresentada em 13 de julho do ano passado.
Nesta quinta, a organização do Pan irá apresentar três nomes como opção. O público terá duas semanas para fazer a escolha, podendo votar nas urnas distribuídas nas ruas do Rio ou pela Internet.
O resultado é aguardado para a primeira semana de agosto.