Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2026

Número de roubos a bancos em SP de 2004 a 2006 é maior do que o informado

Quinta, 03 de Maio de 2007 às 14:54, por: CdB

A quantidade de roubos e assaltos a bancos no estado de São Paulo de 2004 a 2006 foi maior do que o informado pelo governo. O anúncio foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), em comunicado divulgado nesta quinta-feira. Após uma revisão dos boletins de ocorrência e registros feitos no período, o número subiu de 487 para 1.053, um crescimento de 116%. O secretário de Segurança, Ronaldo Marzagão, agora determinou a revisão de todos os números da criminalidade no estado nesses anos.

O informe da secretaria em seu site na Internet diz que "a revisão dos dados de roubo a ranco foi determinada pelo secretário Ronaldo Marzagão depois que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota oficial com registros divergentes nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2006. Mas o secretário foi além, e decidiu fazer uma revisão até 2004, porque foi naquele ano que a modalidade passou a ser estudada com números isolados e divulgada".

Com a revisão, o número de roubos a bancos no estado cresceu de 151 para 280 (aumento de 85%), em 2004; de 133 para 332 (149%), em 2005, e de 203 para 441 (177%), no ano passado. O total de roubos a bancos no primeiro trimestre deste ano foi de 98, número que foi previamente revisado antes da divulgação.

Em "função da disparidade de números" dos resultados dessa primeira revisão, Marzagão determinou sua ampliação para todas as categorias de crimes e adiou a divulgação do balanço completo do primeiro trimestre para julho, juntamente com o balanço do segundo trimestre.

O comunicado também revela que "feita pela CAP - Coordenadoria de Análise e Planejamento, da Secretaria da Segurança Pública, a revisão confrontou os boletins de ocorrência de todo o período com outros registros da polícia para garantir mais precisão aos resultados. A CAP também examinou e revisou os dados sobre roubo a banco do primeiro trimestre de 2007. Quando são avaliados por trimestre, os dados corrigidos de roubo a banco mostram uma tendência de queda no estado, que teve início no segundo semestre de 2006 e se confirmou no início de 2007. A comparação entre o primeiro trimestre de 2007 com o mesmo período de 2006 mostra uma queda de 13%".

O balanço da criminalidade do estado em 2006, divulgado pela SSP-SP em 31 de janeiro passado, destacava uma queda geral da criminalidade em dez das 12 categorias de crimes contabilizadas a partir dos registros da Polícia Civil. Agora, todos esses dados estão sendo revistos e, segundo a assessoria de imprensa da secretaria, os delegados serão chamados à Corregedoria para esclarecer a razão de dados discrepantes.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, São Paulo registra 500 mil boletins de ocorrência por mês e a revisão de dados de todos os crimes será demorada. Mas a secretaria acredita que os principais dados e tendências identificados nesses anos deverão ser confirmados na revisão, entre eles os da queda de homicídios.

De acordo com a secretaria, a curva de queda registrada nos gráficos, após um pico em 1999, é registrada também pelos dados do Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DataSus), da Prefeitura de São Paulo, da Fundação Estadual Sistema Análise de Dados (Seade) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
 

Tags:
Edições digital e impressa