Rio de Janeiro, 30 de Dezembro de 2025

Novo comandante da Marinha critica falta de recursos nos últimos dez anos

Quinta, 01 de Março de 2007 às 15:03, por: CdB

O discurso de posse do almirante Julio Soares de Moura Neto, que assumiu nesta quinta-feira o comando da Marinha, foi marcado por críticas ao desaparelhamento e ao baixo orçamento da instituição. O almirante destacou que houve uma recuperação do orçamento a partir de 2004, mas considera que ainda falta muito para que o Brasil tenha uma Marinha corretamente equipada.

"Em que pese a gradual recuperação do patamar desde 2004, verifica-se que, pelo menos nos últimos dez anos, o nosso orçamento tem ficado aquém do que é preciso, impossibilitando a disponibilização de valores suficientes ao funcionamento, preparo e aparelhamento, acarretando a perda de nossa capacidade operacional". Moura Neto alertou que, caso seja mantida essa tendência, em médio prazo, a situação do poder naval se tornará crítica.

Como agravante, o almirante afirmou que a maior parte dos recursos provenientes da geração de royalties do petróleo não vem sendo repassada a Marinha, como determina a lei. Ao falar com jornalista após a cerimônia de posse, Moura Neto explicou que mais de 85% da produção nacional de petróleo vem do mar e que os royalties do produto deveriam ser destinados aos municípios, estados e à Marinha.

O recurso, segundo ele, seria uma solução para implementar o Programa de Reaparelhamento da Marinha e assim garantir equipamentos e pessoal.

- É exatamente esse recurso que a Marinha deve utilizar para fazer a patrulha das águas em torno das plataformas. Recebemos parte desses recursos, só não recebemos a totalidade -, explicou.

Sobre o tema, o ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que a destinação dos recursos está em lei, mas ainda deve ser disciplinada.

- Sou uma voz dentro do governo favorável a isso, a que tenhamos esses royalties fortalecendo a proteção de todo o Atlântico Sul -, disse.

O almirante Roberto de Guimarães Carvalho, que discursou ao deixar o cargo, citou os desafios que enfrentou a frente da Marinha, como a remuneração dos servidores, os orçamentos anuais e o reaparelhamento da Força.

Sobre as críticas ouvidas durante os discursos dos almirantes o ministro Waldir Pires comentou que "as reivindicações são justas" e que houve um período de "esquecimento das Forças Armadas". De acordo com ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é favorável ao fortalecimento das Forças Armadas.

Tags:
Edições digital e impressa