O Ministério do Esporte, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), colocou a disposição dos atletas brasileiros que disputam uma vaga para os Jogos Panamericanos, ou já conquistaram seu espaço, o CENESP (Centro de Excelência Esportivo) para realizar testes que visam avaliar e melhorar o desempenho dos esportistas.
Em um primeiro momento, sete atletas do levantamento de peso passaram por exames nesta terça-feira. Entre os destaques do tratamento, está a filmagem do arranque na hora do exercício, visando medir a velocidade da atividade. Detalhe que pode alterar o resultado final do evento.
De acordo com o técnico da seleção brasileira, o romeno Dragus Stanica, a avaliação vale como um termômetro para a melhora do desempenho dos atletas.
- Isso vira um parâmetro. Se meus atletas não conseguirem aumentar a velocidade do arranque daqui para frente, será porque foram mal treinados - afirmou.
Dentre os diversos testes, estão a bicicleta que mede, por meio de um computador, a potência aeróbica das pernas, a esteira que "entrega" a pisada, errada ou certa, do atleta e a pesagem do atleta em um tanque, possibilitando a medição exata da porcentagem de gordura no corpo.