Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Nova malha aérea entra em vigor nesta segunda e altera vôos em SP

Segunda, 01 de Outubro de 2007 às 08:09, por: CdB

O movimento é tranqüilo no início da manhã desta segunda-feira no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Segundo a Infraero, apenas um atraso superior a uma hora e dois cancelamentos foram registrados entre as 23 partidas programadas no aeroporto até 7h. Nesta segunda, entrou em vigor a nova malha aérea do país. Além disso, uma decisão do Ministério Público Federal (MPF) na semana passada, determinou que Congonhas, na Zona Sul opere com restrições. Não são mais permitidos, por exemplo, pousos e decolagens de aviões com mais de 130 passageiros. Por isso, as companhias aéreas tiveram de remanejar e cancelar alguns vôos.

Até o acidente com o Airbus da TAM, em 17 de julho, o aeroporto da Zona Sul de São Paulo era o mais movimentado do país. Com as mudanças, o terminal não poderá receber vôos que percorram distâncias superiores a 1.000 km. Além disso, Congonhas deixa de contar com escalas e conexões. As medidas do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) têm o objetivo de tornar as operações mais seguras.

Por causa da nova malha, vôos que partiam para as regiões Norte, Nordeste e Cuiabá (MT) serão transferidos para outros aeroportos paulistas, como para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos na Grande São Paulo, e Viracopos, em Campinas, a 95 km da Capital. Como não haverá mais conexões e escalas, outros aeroportos também foram afetados.

Nesta segunda-feira, segundo a Infraero, a situação também é tranqüila em Cumbica. Até as 7h, foram registrados cinco atrasos e um cancelamento entre as 41 partidas programadas no aeroporto.

No dia 20, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota listando os 33 aeroportos que continuarão interligados a Congonhas.   

Veja as cidades que continuam interligadas com Congonhas:

SÃO PAULO
Araçatuba
Araraquara
Bauru
Marília
Ribeirão Preto
São Jose do Rio Preto
Guarulhos
São José dos Campos
Bauru
Presidente Prudente

RIO DE JANEIRO
Galeão
Santos Dumont

RIO GRANDE DO SUL
Caxias do Sul
Salgado Filho - Porto Alegre
Passo Fundo

MINAS GERAIS
Pampulha (BH)
Confins (BH)
Juiz de Fora
Uberaba
Uberlândia

SANTA CATARINA
Chapecó
Florianópolis
Joinville
Navegantes

PARANÁ
Cascavel
Curitiba
Foz do Iguaçu
Londrina
Maringá

DISTRITO FEDERAL
Brasília

ESPÍRITO SANTO
Vitória

GOIÁS
Goiânia

MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande
 
Companhias aéreas

TAM e Gol, responsáveis pela maior parte dos vôos em Congonhas, tiveram de fazer mudanças.  A TAM informou que Congonhas terá vôos diretos para 19 aeroportos: Santos Dumont e Tom Jobim (Rio de Janeiro); Brasília; Campo Grande; Confins; Curitiba; Caxias do Sul; Florianópolis; Goiânia; Foz do Iguaçu; Joinville; Londrina; Maringá; Navegantes; Porto Alegre; Ribeirão Preto; São José do Rio Preto; Uberlândia e Vitória. As viagens para o Norte, Nordeste e Cuiabá (MT) serão transferidos para Cumbica.

A Gol, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que respeitará as novas determinações e já começou a ligar para os passageiros, comunicando sobre as mudanças. Receberam o aviso aqueles com passagens compradas antes do anúncio da nova malha.

Tags:
Edições digital e impressa