Nova Friburgo terá ações para recuperação de empresas
Ações coordenadas voltadas para a recuperação das empresas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, começaram a acontecer nesta quarta-feira. Trata-se do Feirão SOS Empresas. A ação envolverá os setores privado e público, que oferecerão uma grande variedade de serviços, com objetivo de prestar informações e orientação a empresários e empreendedores de diversos setores, afetados pelas chuvas de janeiro no município.
Quarta, 09 de Fevereiro de 2011 às 11:09, por: CdB
Ações coordenadas voltadas para a recuperação das empresas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, começaram a acontecer nesta quarta-feira. Trata-se do Feirão SOS Empresas. A ação envolverá os setores privado e público, que oferecerão uma grande variedade de serviços, com objetivo de prestar informações e orientação a empresários e empreendedores de diversos setores, afetados pelas chuvas de janeiro no município. O feirão acontece no no Country Club de Nova Friburgo até as 18 horas.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico vai participar do evento com duas de suas vinculadas: a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio) e a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). A Investe Rio oferecerá orientação sobre o Programa de Apoio Solidário (PAS) e sobre as condições de financiamento do Programa Emergencial de Reconstrução do Estado do Rio de Janeiro (BNDES PER RJ). Já a Jucerja vai oferecer informações sobre a retirada de certidões e processos de cadastramento de empresas.
O Governo do Estado estará presente ainda com a Receita Estadual e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que dará orientações sobre licenciamento ambiental e realizará a retirada de segunda via de documentação. Já estão confirmados, além dos realizadores, os seguintes participantes: Banco do Brasil, BNDES, Bradesco, Caixa, Itaú, Claro, TIM, Vivo, Oi, Energisa, Receita Federal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).
"Trata-se de um verdadeiro “mutirão” para orientar e prestar serviços aos empresários e empreendedores na fase de reconstrução de suas atividades. Eles poderão se informar e buscar soluções para seus problemas em um só lugar, facilitando sua vida. É uma forma concreta de mostrar a solidariedade ao setor produtivo local neste momento tão difícil", afirma o secretário Julio Bueno, responsável pela articulação entre os órgãos e instituições envolvidos.
Esta iniciativa faz parte de uma série de ações estratégicas traçadas pela Secretaria para ajudar na recuperação econômica dos municípios da Região Serrana. Segundo Bueno, o plano de ação coordenado pela Secretaria para apoiar as atividades produtivas locais envolve as empresas e órgãos vinculados à sua pasta, como a Agência de Fomento do Estado (Investe Rio), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), a Junta Comercial (Jucerja) e o Serviço Geológico (DRM).
"A Investe Rio criou o Programa de Apoio Solidário (PAS) e montou postos na região para receber empresários interessados nas linhas de financiamento, enquanto a Jucerja isentou as empresas da região do pagamento de taxas contratuais. Já a Codin analisa a possível criação de novos distritos industriais para receber empresas realocadas. O DRM, por sua vez, tem atuado ativamente no mapeamento de encostas em áreas de risco", destacou o secretário.
Outra medida importante será a realização de uma rodada de negócios – no âmbito do programa Compra Rio, coordenado pela Subsecretaria de Comércio e Serviços –, para estimular grandes empresas a adquirirem seus produtos na região. A primeira delas deverá ocorrer dentro de dois meses, em Nova Friburgo, e contará com a participação de Leader, Leroy Merlin e Vale, que vão negociar com pequenos fornecedores dos pólos metal-mecânico e de moda íntima da cidade.
Também está em estudo uma série de ações promocionais e de marketing para alavancar o turismo na Região Serrana, especialmente junto aos empresários dos distritos de Mury, Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, onde a Secretaria já mantém um projeto para fortalecimento de um APL (Arranjo Produtivo Local) de turismo.
Durante o Feirão SOS Empresas, o BNDES dará orientação sobre as linhas de crédito criadas especialmente para a região, por meio do Programa Emergencial de Reconstrução do Estado do Rio de Janeiro (BNDES PER RJ). Já o Sebrae/RJ oferecerá consultoria de crédito e tributária, orientações sobre abertura de empresa e declarações anuais. O Sistema Fecomércio prestará assessoria jurídica e contábil e dará informações sobre acesso ao crédito, além de apoio do sindicato local em orientações mais específicas. Já a Associação Comercial de Nova Friburgo oferecerá assessoria jurídica e informações gerais sobre plano de saúde, crédito, programas rede de negócios e clube de vantagens.
As operadoras de telefonia celular Vivo, Claro e Oi oferecerão serviços de consultoria de relacionamento com seus clientes para esclarecimento e negociação de dívidas, parcelamento de contas e proposta de planos específicos para a região, atendimento de venda e consultoria pós-venda (para troca de aparelhos e novas linhas) para clientes da base e novos clientes, além de suporte a questões como sinal e cobertura. A Oi informou que vai mapear as necessidades dos empresários e tentar resolver na hora os pedidos de contratação, reclamação, negociação de conta, reparo e novos produtos. Já a Energia prestará atendimento aos clientes para esclarecimentos de dúvidas e encaminhamento de soluções no abastecimento de energia elétrica.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.