Jogando com velocidade e objetividade, a Seleção Brasileira goleou o Chile por 4 x 0, neste sábado, em partida amistosa realizada em Gotemburgo, na Suécia. Ronaldinho Gaúcho (2), Kaká e Juan fizeram os gols da sexta vitória de Dunga após oito jogos com o treinador no comando.
O jogo marcou o fim do jejum de Ronaldinho, que não anotava um gol pela Seleção desde a Copa das Confederações de 2005, há um ano e nove meses. Mostrando que quer segurar a vaga no time titular, o jogador do Barcelona marcou dois gols e deu assistência para o tento marcado pelo zagueiro Juan.
Na próxima terça-feira, a equipe do Brasil voltará a campo, desta vez em Estocolmo, às 14h30min (de Brasília), contra Gana, no segundo e último compromisso do rápido giro por terras suecas.
O primeiro gol brasileiro foi marcado aos 14 minutos. O árbitro viu pênalti do Chile, no meio de um empurra-empurra na área, em cobrança de escanteio. Ronaldinho Gaúcho cobrou e converteu a penalidade, fazendo seu primeiro gol pela Seleção em 21 meses.
O Brasil manteve o domínio territorial, mas só voltou a ameaçar aos 30 minutos, quando fez 2 a 0. Daniel Alves cruzou da direita para Kaká, que chutou de primeira para o gol.
A Seleção começou a segunda etapa de maneira arrasadora. Aos 3 minutos, Robinho acertou uma belíssima bicicleta na trave. No minuto seguinte, Ronaldinho fez o terceiro gol do Brasil, numa cobrança de falta. Aos 14, veio o quarto, com Juan, que tocou para as redes bola ajeitada por Ronaldinho, após cobrança de escanteio.
Daí em diante, a partida perdeu ritmo. Os dois técnicos começaram a fazer muitas alterações, que desestabilizaram as equipes. O melhor lance de gol foi do Chile, que acertou a trave brasileira aos 16 minutos, num chute de longa distância.
BRASIL 4 x 0 CHILE
Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Juan e Gilberto (Dudu Cearense); Gilberto Silva, Elano (Mineiro), Kaká (Diego) e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Fred (Vagner Love).
Técnico: Dunga
Chile
Claudio Bravo; Jorge Vargas, Ismael Fuentes e Alex von Schwedler (Navia); Luis Pedro Figueroa, Claudio Maldonado, Arturo Sanhueza, Mark Gonzalez (Iturra), Matías Fernandez (Valdívia) e Luis Jimenez (Tello); Humberto Suazo.
Técnico: Nelson Acosta
Data: 24/03/2007 (sábado)
Local: Estádio Nya Ullevi, em Gotemburgo (SUE)
Árbitro: Espen Berntsen (NOR)
Cartões amarelos: Gilberto Silva (BRA); Von Schwedler, Figueroa, Vargas, Sanhueza (CHI)
Gols: Ronaldinho Gaúcho (pênalti), aos 15min, Kaká, aos 30min, do primeiro tempo; Ronaldinho Gaúcho, aos 3min, Juan, aos 14min, do segundo tempo.