Vacas loucas, mas em um outro sentido, estrelaram a capa do álbum Atom Heart Mother, do Pink Floyd
O Peru impôs embargo temporário, de 180 dias, à carne bovina procedente do Brasil por causa da suspeita de um caso atípico de vaca louca em Mato Grosso, informou a assessoria do Ministério da Agricultura brasileiro nesta quinta-feira. O Peru, um importador de volumes insignificantes de carne bovina brasileira, é o primeiro país a anunciar restrição ao produto do Brasil, o maior exportador global.
Mais cedo, o presidente da Minerva Foods, Fernando Galletti, havia informado que o Peru adotou "alguma restrição temporária" sobre a carne bovina do Brasil. O Brasil avalia que o animal de Mato Grosso apresentou evidências de ter um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como vaca louca.
O ministério aguarda para esta semana o resultado do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ratificando o resultado de avaliações realizadas no Brasil.
No caso atípico, que ocorre de forma esporádica e espontânea, principalmente em animais mais velhos, não há relação com a ingestão pelos animais de ração contaminada. A vaca morta em Mato Grosso tinha 12 anos – nasceu e foi criada na mesma fazenda, em sistema extensivo de produção a pasto e sal mineral, segundo o ministério.
No caso clássico, a doença é transmitida por ração contaminada com o príon, por ter sido elaborada com produtos obtidos de animais infectados. De qualquer forma, a carne e outros produtos do animal de Mato Grosso não ingressaram na cadeia alimentar, e o material de risco específico foi incinerado, segundo o ministério.
A empresa de alimentos Minerva Foods disse que eventuais restrições à carne bovina do Brasil por conta da suspeita de um caso atípico de vaca louca devem ficar limitadas a Mato Grosso, Estado onde foi detectado o caso, disse o presidente da companhia, Fernando Galletti, a analistas em conferência para comentar os resultados do último trimestre.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.