A estiagem atinge municípios do Nordeste, principalmente do semi-árido. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 299 cidades decretaram situação de emergência por causa da seca e foram reconhecidas pelo governo federal. Para amenizar o problema, o governo liberou na semana passada mais R$ 14 milhões para a operação carro-pipa, que começou em abril, porque a estiagem na região se estendeu.
Os Estados atendidos pela operação são Paraíba, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. O Ceará é o Estado com o maior número de municípios beneficiados pela operação, ao todo 101, seguidos pela Paraíba com 91 municípios, Rio Grande do Norte (62),Pernambuco (38), Bahia (5) e Piauí (2).
No entanto, segundo a Defesa Civil do Piauí, 60 municípios estão em situação de emergência. Outras 70 cidades estão em pré-situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, nesta segunda-feira o Estado começou a fazer a operação carro-pipa em 60 cidades.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, esse ano, o governo do Estado pediu para fazer toda a operação. Só que, segundo o governo federal, eles não tiveram tempo suficiente para se estruturar. Então, vão receber a ajuda do ministério, por meio do Exército.
Nos municípios em situação de emergência, a água chegou a um estágio bastante precário, e não há outro meio, a não ser recorrer ao carro-pipa. Em Marcolândia, no semi-árido piauiense, na divisa com Pernambuco, a população busca água em Araripina (PE) e vende uma lata de 20 l por R$ 0,50, informou a Defesa Civil do Piauí. A água é levada de carroça, em tonéis.
Com a estiagem no Piauí, o satélite NOAA-15, do Instituto Nacional de Pesquisas Espacial (Inpe), registrou 55 focos de incêndio no Estado de 1º de setembro até esta segunda.
Na região Nordeste, a segunda-feira deverá ser quente, com predomínio de sol e umidade do ar baixa no período da tarde, segundo o Inpe. Em algumas localidades os valores poderão variar entre 30% e 20%. No leste e litoral entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, o tempo deverá ficar instável, com possibilidade de chuva.
A área do semi-árido foi delimitada pela Embrapa, em 1991, compreendendo o conjunto de suas unidades geo-ambientais onde ocorre vegetação dos diferentes tipos de caatinga. O semi-árido se estende por uma área que abrange a maior parte dos Estados da região Nordeste (86,48%), a região setentrional do Estado de Minas Gerais (11,01%) e o norte do Espírito Santo (2,51%), ocupando uma área total de 974.752 Km².