Em Curitiba, cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terran estão participando nesta terça-feira, da Mobilização pela Reforma Agrária. Um grupo acaba de ocupar a sede do Ministério da Fazenda para pedir o descontingenciamento de recursos de R$ 800 milhões do orçamento deste ano para a reforma. Outra parte dos manifestantes permenece em frente à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Ônibus procedentes de diversos municípios começaram a chegar às 7h. Os trabalhadores se reuniram no Parque Barigui e depois fizeram uma caminhada até a sede da Superintendência Regional do Incra, onde devem ficar acampados.
Segundo José Damasceno, da coordenação do MST no Paraná, a mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.
– No caso específico do Paraná, estamos cobrando agilidade no processo de reforma agrária para cerca de 5 mil famílias que vivem em assentamentos, além de assistência técnica e infraestrutura como crédito habitação, cancelamento da titulação de 56 áreas de assentamento no estado e um programa de agroindústria para beneficiamento da produção – disse.
Damasceno disse que algumas lideranças vão se reunir com a superintendência do Incra e depois com órgãos estaduais para discutir a pauta de reivindicações.
– O término da jornada dependerá do avanço das negociações aqui no Paraná e em Brasília. Pretendemos permanecer em Curitiba até o dia 14 – afirmou o coordenador.
A assessoria do Incra informou à Agência Brasil que os trabalhadores ainda não agendaram o encontro com a superintendente regional Cláudia Sonda. Eles estão apenas se posicionando em frente à sede do instituto. Assim que a pauta for entregue e discutida, o órgão dará maiores informações sobre a situação dos acampamentos e da reforma agrária no Paraná.
No Paraná manifestantes pedem agilidade na reforma agrária
Terça, 11 de Agosto de 2009 às 08:40, por: CdB