Rio de Janeiro, 23 de Outubro de 2026

Nigeriano que tem 86 mulheres recomenda: "Não sigam meu exemplo"

Sexta, 08 de Agosto de 2008 às 06:15, por: CdB

Um nigeriano de 84 anos, casado com 86 mulheres - com as quais tem mais de 170 filhos – aconselha outros a não seguir seu exemplo, afirmando que ele só consegue lidar com seu dia-a-dia com a ajuda de Deus.

– Um homem com dez mulheres iria entrar em colapso e morrer, mas meus poderes são dados por Alá. É por isso que consigo controlar as 86 mulheres – disse ele à BBC.

Mohammed Bello Abubakar, ex-professor e pregador muçulmano, afirma que suas mulheres o procuraram por conta de sua reputação de curandeiro.

– Eu não saio por aí procurando por elas, elas vêm a mim. Eu sigo o pedido de Deus, e me caso com elas – disse.
 
Mas as autoridades islâmicas na Nigéria não aceitam as alegações e vêem a grande família como um culto. A maioria das autoridades islâmicas concorda que um homem pode ter até quatro mulheres, desde que demonstre ter condições de dar o mesmo tratamento a todas elas, mas Bello Abubakar afirma que o Alcorão não prevê nenhuma punição para quem tem um número maior de mulheres.

– Deus não disse qual deveria ser a punição para um homem com mais de quatro mulheres, mas ele foi específico sobre punições para fornicação e adultério – disse.

Baba, como ele é conhecido, é elogiado por suas mulheres e filhos. Muitas das mulheres acreditam que ele tem poder de cura e é o próximo na linha de sucessão do profeta Mohammed.
A maioria de suas mulheres tem menos do que um quarto da idade dele – e muitas são mais novas que alguns dos filhos de Abubakar. Algumas delas disseram ter conhecido o marido quando foram procurar ajuda para doenças.

– Assim que o conheci minha dor de cabeça passou – disse Sharifat Bello Abubakar, que na época tinha 25 anos e o marido, 74.

– Deus me disse que era hora de ser sua mulher. Louvado seja Deus. Agora eu sou sua mulher – completou.

– Sou a mulher mais feliz na face da Terra. Quando você se casa com um homem que tem 86 mulheres, você sabe que ele sabe como cuidar delas – disse Ganiat Mohammed Bello, que está casada com Abubakar, há 20 anos.
 
Mas nem Abubakar, nem suas mulheres trabalham, e ninguém sabe como ele sustenta tamanha família, já que ele se recusa a dizer de onde tira dinheiro para arcar com a alimentação e vestuário de tanta gente.

Por dia, a família gasta cerca de US$ 850 apenas nas refeições.

– Vem tudo de Deus – diz ele.

Os moradores do vilarejo de Bida, onde eles moram, não sabem como a família se sustenta, e segundo uma de suas mulheres, Abubakar às vezes pede a seus filhos que saiam às ruas para mendigar, mas mesmo isso não seria suficiente.

A maioria de suas mulheres mora em uma casa mínima e não terminada em Bida; outras moram na casa dele em Lagos, a capital comercial da Nigéria. Ele se recusa a permitir que sua família ou seus devotos tomem remédios e diz que não acredita que a malária exista.

– Se você sentar aqui e tiver qualquer doença, eu posso vê-la e removê-la – disse ele.

Mas nem todos podem ser curados e uma de suas mulheres, Hafsat Bello Mohammed, conta que dois de seus filhos morreram.

– Eles estavam doentes e nós falamos com Deus. E Deus disse que a hora deles tinha chegado – disse.

Abubakar alega que o profeta Mohammed fala com ele pessoalmente e descreve detalhadamente suas experiências. Esta é uma alegação séria para um muçulmano.

– Isto é heresia, ele é um herege – afirma Ustaz Abubakar Siddique, imã na Mesquita Central de Abuja.

Tags:
Edições digital e impressa