A cerimônia de abertura da 2ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece nesta sexta-feira, no Cine Vila Rica e contará com a participação do cineasta Nelson Pereira dos Santos. Nesta quinta-feira, o evento estréia com duas oficinas exclusivas para os professores da rede de ensino de Ouro Preto. A solenidade oficial marca o início da programação de filmes, com a exibição de obras produzidos na década de 50 e de títulos recentes, muitas deles com pré-estréia na Mostra. Nesta segunda edição, a Mostra apresentará 18 longas-metragens (produções com mais de 50 anos de idade, filmes contemporâneos e outros reservados para a sessão Cine-Escola e para a Mostrinha), além de outros 23 curtas recentes e 29 vídeos.
O primeiro título a ser exibido pela 2ª Cineop é Rio 40 Graus, documentário de Nelson Pereira dos Santos rodado em 1955.
No sábado, a programação segue com força total com a Mostrinha de Cinema, com a exibição curtas e longas-metragens. No início da tarde, o som do Corta Jaca promete contagiar o público na Praça Tiradentes. À tarde, tem início um dos principais momentos da Cineop: o 2º Seminário do Cinema Brasileiro - Fatos e Memória, que consagra o evento como o único festival de cinema no País a abrigar encontros cuja temática é restauração, preservação e memória do cinema brasileiro.
Sob o tema Anos 50 - Transição para o moderno - da Vera Cruz ao Rio 40 Graus, a primeira mesa de debates se dispõe a refletir o contexto histórico e cultural do cinema brasileiro nos anos 50. Os críticos, professores e pesquisadores de cinema convidados para o encontro vão pontuar o momento em que a cinematografia nacional buscou produzir um cinema mais "nacional", mas próximo à realidade do País, a partir da influência do neo-realismo italiano. Também participa desta mesa o cineasta homenageado, Nelson Pereira dos Santos.
Durante toda a noite, a programação da Cineop prossegue com exibições no Centro de Convenções da Ufop, na Praça Tiradentes e no Cine Vila Rica. A programação do sábado termina com a apresentação do Copo Lagoinha, grupo cujas apresentações se dão em formato de roda de samba, com repertório composto por gêneros musicais derivados do samba. Completam os dois primeiros dias da Mostra de Cinema de Tiradentes as atividades de oito das nove oficinas de cultura oferecidas este ano.
Toda a programação da Mostra de Cinema de Ouro Preto é gratuita e aberta ao público.
Nelson Pereira dos Santos abre Cineop
A cerimônia de abertura da 2ª Cineop - Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece nesta sexta-feira, no Cine Vila Rica e contará com a participação do cineasta Nelson Pereira dos Santos. Nesta quinta-feira, o evento estréia com duas oficinas exclusivas para os professores da rede de ensino de Ouro Preto. (Leia Mais)
Quinta, 14 de Junho de 2007 às 12:46, por: CdB