O deputado federal Nélio Dias (RN) foi eleito nesta terça-feira presidente do Partido Progressista (PP), em convenção nacional realizada nesta terça na Câmara dos Deputados. Dias vinha exercendo a presidência do partido desde o ano passado quando o presidente da legenda, Pedro Corrêa, teve seu mandato de deputado cassado. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) foi eleito primeiro vice-presidente.
O novo Diretório Nacional e a nova Executiva do PP foram eleitos por aclamação dos convencionais do partido de todo o país, já que não houve disputa. O mandato, de dois anos, vai até 2009. Segundo Nélio Dias, os progressistas, que já fazem parte da base de apoio do governo, vão continuar apoiando o presidente Lula no Congresso Nacional.
O PP tem 42 deputados federais, mais de uma centena de deputados estaduais, um senador, um governador e centenas de prefeitos. O partido participa do governo federal com o ministro Márcio Fortes, das Cidades.
Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa