Rio de Janeiro, 13 de Agosto de 2026

Negociações entre governadores e Lula avançam em pontos importantes

Sexta, 08 de Agosto de 2003 às 14:43, por: CdB

Depois de quatro horas de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a comissão dos governadores conseguiu três vitórias nas negociações sobre a reforma tributária. Foi fechado um acordo para a inclusão na proposta de reforma da criação do Fundo de Compensação aos estados exportadores e a consolidação do Fundo de Desenvolvimento Regional, que vai ser destinado aos estados com menor índice de industrialização.

Os estados também conseguiram o repasse de 25% da Contribuição sobre Intervenção do Domínio Econômico (Cide) para obras de infra-estrutura viária, que deverá ser regulamentado por uma Medida Provisória.

— O debate foi concreto e consolidamos o entendimento político — resumiu o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Os governadores reafirmaram o resultado positivo do encontro e garantiram que saem satisfeitos da negociação com o governo.

— O país, a nação, deve saudar esse entendimento e a capacidade de compreensão para caminharmos juntos em defesa de propostas que interessam ao país — disse o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Uma das principais reivindicações dos estados que não foi atendida pelo governo foi a partilha de 0,08% da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O assunto não foi tratado no encontro, mas os governadores afirmaram que vão negociar o repasse no Congresso Nacional.

Tags:
Edições digital e impressa