Negociação nuclear com Irã termina sem sucesso na Turquia
Terminaram neste sábado sem progresso as negociações entre o Irã e seis potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano, em Istambul, na Turquia. Diplomatas se disseram "desapontados" com o resultado e a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que encabeçou a equipe internacional, criticou o Irã por tentar impor pré-condições para um acordo.
Terminaram neste sábado sem progresso as negociações entre o Irã e seis potências mundiais sobre o programa nuclear iraniano, em Istambul, na Turquia.
Diplomatas se disseram "desapontados" com o resultado e a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, que encabeçou a equipe internacional, criticou o Irã por tentar impor pré-condições para um acordo.
O negociador iraniano da questão nuclear, Saeed Jalili, ainda não se pronunciou sobre o resultado das reuniões deste sábado.
Não há data para um novo encontro, mas Ashton afirmou que "as portas permanecerão abertas".
Negociadores dos cinco países do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, Rússia, França e Grã-Bretanha) e a Alemanha queriam um acordo pelo qual o Irã se desfaça de seu urânio com baixo grau de enriquecimento.
Estima-se que o país tem 3 de toneladas desse material - que, com mais enriquecimento, poderia ser usado na fabricação de armas nucleares.
O Irã diz que seu programa nuclear é pacífico e tem fins civis.
Antes do seu programa nuclear, o país quer discutir segurança regional no Oriente Médio e desarmamento.
A ONU já impôs quatro rodadas de sanções ao Irã, acusando o país de falta de transparência em relação ao seu programa nuclear.
Na sexta-feira, um porta-voz do Departamento de Estado americano afirmou não esperar grandes avanços nestas negociações, mas sim o início de um "processo construtivo, que leve o Irã a se engajar com a comunidade internacional".
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.