Rio de Janeiro, 12 de Janeiro de 2026

Negociação com radicais iraquianos visa expurgar Al Qaeda

Quinta, 22 de Março de 2007 às 09:39, por: CdB

Autoridade de primeiro escalão do Iraque disse, nesta quinta-feira, que o governo abriu negociações com alguns grupos insurgentes importantes e que podem estar próximos de uma união na luta para retirar a Al Qaeda do Iraque.

Saad Yousif al-Muttalibi, diretor de assuntos internacionais no Ministério de Diálogo Nacional e Reconciliação, disse que o objetivo das negociações é convencer os grupos a encerrarem a guerra de guerrilha contra o governo e ajudar a derrotar a Al Qaeda.

- Já estabelecemos ligações e contatos com grandes grupos insurgentes. Um dos objetivos é trazê-los para a luta contra a Al Qaeda. Já estamos quase lá, para juntarmos forças para atacar a Al Qaeda e tirá-la do Iraque - disse Muttalibi em entrevista à agência inglesa de notícias BBC.

Não havia autoridades iraquianas disponíveis de imediato para falar sobre os comentários de Muttalibi. Os insurgentes têm apoio da minoria árabe sunita que dominava o Iraque durante o regime de Saddam Hussein.

A Al Qaeda, que tem líderes não-iraquianos, vêm enfrentando sunitas que são contra o grupo na província de Anbar, oeste do Iraque.

Tags:
Edições digital e impressa