Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

Naufrágio na Grécia deixa dois turistas desaparecidos

Dois turistas franceses estão desaparecidos após a colisão e o naufrágio do cruzeiro Sea Diamond em frente à ilha grega de Santorini. Os franceses, pai e filha, não estão entre as pessoas que foram retiradas da embarcação. (Leia mais)

Sexta, 06 de Abril de 2007 às 08:14, por: CdB

Dois turistas franceses estão desaparecidos após a colisão e o naufrágio do cruzeiro Sea Diamond em frente à ilha grega de Santorini. Os franceses, pai e filha, não estão entre as pessoas que foram retiradas da embarcação.

O cruzeiro afundou na madrugada desta sexta-feira, 15 horas depois do acidente, em uma zona de 240 metros de profundidade. O navio colidiu contra um recife que está registrado em mapas náuticos.

Horas depois do fim da operação de retirada, quando as autoridades gregas tinham confirmado que 1.155 turistas (americanos, canadenses e europeus) e 391 tripulantes estavam a salvo, uma turista francesa alertou ao Ministério da Marinha Mercante grega que seu marido de 45 anos e sua filha de 16 não estavam entre os resgatados.

A ministra de Turismo grega, Fany Petralia, disse à imprensa nesta sexta-feira, após reunir-se com a turista francesa Anne Allain, que a cabine na parte inferior do cruzeiro onde estavam os desaparecidos Jean Christophe e Nade inundou poucos instantes depois do choque. 

A marinha grega correu contra o tempo para resgatar os passageiros e tripulantes. Allain disse à televisão estatal "NET" que conseguiu nadar aos níveis superiores do navio e encontrou seu filho menor, mas não voltou a ver o resto da família.

O porta-voz da companhia Louis Cruise Lines, Giorgos Stathopulos, disse nesta sexta-feira que não terminou ainda a apuração definitiva em relação à lista de passageiros.

Grande parte dos turistas era de estudantes e universitários americanos e canadenses em viagem de estudos, além de turistas europeus, 108 deles adultos e quatro menores, segundo a lista da companhia.

Os especialistas gregos disseram nesta sexta-feira que o navio aproximou-se perigosamente da costa ao navegar para a ilha, o que originou o acidente.

O Instituto de Sismologia grego afirmou que detectou três impactos na quinta-feira, às 15h45, 15h55 e 16h22 (local) nas imediações de Santorini.

As autoridades da ilha estão em alerta para evitar a poluição do mar pelo combustível do cruzeiro.

Tags:
Edições digital e impressa