A modelo britânica Naomi Campbell foi a estrela do desfile da TNG, último da quarta-feira no Fashion Rio. A apresentação trouxe muita pele à mostra tanto para eles como para elas, além de criações vaporosas inspiradas no verão marroquino.
Naomi foi a primeira a pisar na passarela, com uma saia jeans curtíssima e biquíni de triângulo de cor clara, com um roupão levinho semiaberto na altura da saia. Na segunda e última entrada, apareceu com um vestido até os pés todo vaporoso, com brilhos dourados aplicados e uma alcinha tão fininha que quase revelava os seios por inteiro. A platéia aplaudiu e gritou as duas vezes, causando um certo embaraço para a modelo.
Para os homens, o estilista Tito Bessa Junior apertou as cinturas das jaquetas, com um laço amarrado nas costas. Camisetas abertas e presas dentro das calças combinaram com jeans surrados, alguns bem detonados, quase rasgando na altura das pernas.
Frases em árabe enigmáticas estamparam a parte de trás de uma sunga branca, assim como outras camisetas coloridas para os rapazes.
Se depender dos estilistas que se apresentaram no segundo dia de Fashion Rio, na quarta-feira, as mulheres brasileiras vão passar o próximo verão viajando por diversas culturas, da África à América Central, com um pulinho no sertão nordestino.
O dia trouxe um forte vento étnico para as passarelas do evento, que começou para valer depois de um início fraco na terça. Os corredores do Museu de Arte Moderna encheram-se de curiosos e gente da moda, que lotaram os estandes dos patrocinadores, verdadeiros lounges com DJs e bebidas à vontade.
Andrea Saletto, da Permanente, usou suas próprias andanças pelo mundo como fonte criativa. "A coleção são fragmentos dessas minhas viagens, andei passando por muitos lugares exóticos, como Tunísia", disse Saletto. "Quis trazer os elementos étnicos para o básico da grife."
Os estilistas da Sta. Ephigênia voltaram-se para a Paris dos anos 1960 e trouxeram de lá muitos volumes nos ombros e nas saias. Já Victor Dzenk apostou nas fantasias de William Shakespeare para criar o clima de seu desfile, repleto de bordados inspirados no livro <i>Sonho de uma noite de verão</i>. Fadas e duendes coloriram saias armadas com camadas de tule.
Muito mais lúdica foi a performance da grife Alessa, que fez sua estréia no Fashion Rio logo de manhã, na sua casa-ateliê-loja em Ipanema. A estilista trouxe uma boa dose de erotismo para quebrar a rotina das mulheres que passam o dia no lar.
A grife de praia de Jacqueline Di Biase teve como base para seus biquínis retrôs Carmen Miranda. O desfile foi o mais brasileiro de todos do dia. O cenário destacou-se pelas 5 mil caixas de bananas verdes organizadas pela passarela, que tomou conta de uma das duas arquibancadas de cadeiras para convidados.
A Mara Mac também se voltou para uma mulher aventureira, que não tem medo do que a espera pelo mundo. Para as férias de verão, safáris pela África ou ralis no sertão nordestino, tudo com a mais fina roupa guardada cuidadosamente em suas bagagens.
O terceiro dia do Fashion Rio, nesta quinta-feira, começa cedo mais uma vez, com a marca Tessuti na Ilha Fiscal. Durante a tarde, passam pelo MAM as criações de Patricia Vieira, Virzi, Lei Básica, Lucy in the Sky, Blue Man, Drosófila e Sandpiper.
Na sexta-feira, as passarelas do Fashion Rio vão receber os defiles das grifes Rio Moda Hype, Graça Ottoni, Zigfreda, Animale, Maria Bonita Extra, O Estúdio e Colcci.