Rio de Janeiro, 02 de Janeiro de 2026

Nadadora afirma que doping foi involuntário

Terça, 13 de Março de 2007 às 08:46, por: CdB

Após ser suspensa por dois anos devido ao uso de doping no Campeonato Brasileiro do ano passado, a nadadora Renata Burgos quebrou o silêncio e se defendeu. A atleta, 25 anos, afirmou que não cometeu nenhum erro e que o suplemento energético ingerido por ela pode ter sido a causa do doping.

Renata, que detém a melhor marca brasileira da temporada nos 50m livre (25s56), foi suspensa por dois anos e perderá o Pan-Americano do Rio de Janeiro, além dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

- Não fiz nada errado. Eu tomo o mesmo suplemento há quatro anos e nunca tive problema. Este último eu comprei em um lugar diferente - contou a nadadora.

De acordo com o técnico da atleta, Marcelo Teixeira, a diretora médica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Renata Castro, contou que pelo menos 25% dos suplementos importados dos Estados Unidos e da Austrália contêm o anabolizante encontrado no teste (esteróide anabolizante sintético derivado da testosterona).

- A história ainda não acabou e espero ainda competir no Pan. Mas mesmo que tenha de cumprir esta suspensão, eu vou continuar nadando e voltarei ainda melhor - emendou a nadadora.

Renata, que defende o Unaerp de Ribeirão Preto, recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS). A suspensão é válida a partir de 14 de dezembro de 2006.

 

Tags:
Edições digital e impressa