O nadador esloveno Martín Strel se lançou neste sábado, às águas do rio Paraná para cumprir seu desafio de percorrer nadando os 1.929 quilômetros que separam Puerto Iguazú, no norte de Argentina, e Buenos Aires.
O rio será o lar do atleta durante 26 dias. Strel espera chegar à capital argentina entre os dias 12 e 13 de dezembro.
Assim, o esloveno de 49 anos quer homenagear o nadador argentino Antonio Abertondo, uma das glórias do esporte local, a quem Strel admira.
Além disso, o esloveno nadará 20 quilômetros em mar aberto na cidade costeira de Mar del Plata, como parte de outra homenagem, esta vez a seu colega argentino Claudio Plit, que acompanhará Strel nesta aventura.
Durante a travessia pelo rio Paraná, Strel terá como inimigos o vento, o calor, raios do sol, piranhas e cobras, além do cansaço.
Na primeira parte do percurso, a Strel lhe preocupa principalmente a temperatura que, na província de Misiones onde se encontra Porto Iguazú, alcançam os 30 graus centígrados, e o sol que poderia provocar-lhe queimaduras. Strel disse que vai "nadar uma média de 75 quilômetros por dia", durante 15 horas, "algo que jamais" fez.
Outra das preocupações do nadador são "as águas barrentas da parte alta do rio". "São as mais perigosas. Em outros terchos até posso ter que conciver com piranhas e anacondas", acrescentou o nadador que durante o percurso atravessará as províncias de Misiones, Corrientes, Entre Ríos e Buenos Aires.
Strel conquistou três recordes do Livro Guinness, o primeiro deles no ano 2000, quando atravessou nadando o rio mais longo da Europa, o Danúbio, mais três percursos adicionais até conseguir um total de 3.004 quilômetros.
Seu próximo desafio será em junho de 2004, quando tentará atravessar os 4.600 quilômetros do impetuoso rio Yang-Tse-Kiang ou rio Azul na China, o terceiro mais extenso do mundo.