Nessa terça-feira (26), em Campinas, o Guarani recebe o Duque de Caxias (RJ), em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O clube campineiro tem nove pontos ganhos na competição e ocupa a 19ª posição. A equipe vem de derrota para o ASA de Arapiraca, está há oito partidas sem vencer e na zona do rebaixamento. Já o Duque de Caxias é o lanterna da competição, com apenas quatro pontos e vem de um empate com o Icasa (CE).
Para essa partida o treinador do Guarani, Giba, não poderá contar com o zagueiro Gabriel e o meia Dadá, ambos expulsos na partida contra o ASA de Arapiraca e também com o zagueiro e capitão Ailson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, sendo assim a equipe terá, pelo menos, três novidades para essa rodada.
Segundo o técnico, a necessidade das vitórias aumenta a cada jogo. “Não vencer é frustrante, mas eu, como treinador, tenho a consciência de que antes do resultado precisa ter um trabalho bem desenvolvido. quanto melhor treinada estiver a equipe, maiores serão as chances de vencer. Por isso as expectativas sempre se renovam a cada jogo. Estou descontente com os resultados, mas entendo que existe uma evolução dentro da equipe”, explicou Giba.
O treinador pregou muito respeito a equipe do Duque de Caxias, lanterna da competição. “O time deles é bom e tem bastante experiência. Então não vamos subestimar o adversário, mas precisamos fazer valer o fator casa e acima de tudo jogar um futebol competitivo, em ascensão, agora com uma melhor sorte e um resultado positivo”, afirmou Giba.
A equipe carioca, aliás, nunca venceu o Guarani em sua curta história do confronto, desde 2008, foram quatro jogos: três vitórias do Guarani e um empate. Além desse péssimo retrospecto o comandante Valdir Espinosa ainda terá problemas para escalar sua equipe, pois o volante Tiaguinho recebeu o terceiro cartão amarelo e fica de fora da partida, já o lateral-esquerdo Paulo Rodrigues se machucou nos treinamentos e é ausência certa para o confronto.
Para o supervisor de futebol do Duque de Caxias, Alan de Paula, o clube precisa dar a volta por cima. “Precisamos do resultando, para isso temos que ganhar esse confronto contra o Guarani, respeitamos a entidade e sabemos como é difícil jogar no Brinco de Ouro, mas não podemos continuar nessa situação incômoda no campeonato. Na partida de hoje espero que o nosso clube se reabilite na competição”, explicou de Paula.
Ficha técnica
Guarani: Emerson; Bruno Peres, Everton Páscoa, Aislan e João Paulo; Lusmar, Lucas, Mika e Felipe; Fabinho e Denílson.
Técnico: Giba.
Duque de Caxias: Thiago; Everton Silva, Bruno Costa, Jordison e Léo; Antônio (Douglas Pedroso), Abedi, Tony e Léo Pimenta; André Luís e Somália.
Técnico: Valdir Espinosa.
Árbitro: Janio Pires Gonçalves (TO);
Assistentes: Antônio F. de Souza Parreão e Edilson Frasão Pereira (Ambos TO);
Quarto árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP).
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas;
Data: terça-feira (26), às 19h30.