Rio de Janeiro, 22 de Janeiro de 2026

Na chegada ao Brasil, Papa critica aborto e pesquisa com embriões

Quarta, 09 de Maio de 2007 às 14:17, por: CdB

"Sei que a alma deste povo, bem como de toda a América Latina, conserva valores radicalmente cristãos que jamais serão cancelados". Foi com um tom latino-americano que o Papa Bento XVI fez seu primeiro discurso em solo brasileiro. Na cerimônia de boas-vindas realizada nesta quarta-feira na Base Aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo, Bento 16 aproveitou para criticar, mesmo sem fazer referência explícita, o aborto e as pesquisas com embriões humanos.

O Papa afirmou que, durante a Conferência Geral do Episcopado, espera que seja reforçada a identidade latino-americana que promove "o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana".

Sempre ao lado do Papa, o presidente Lula ressaltou a importância do que chamou de "apoio firme e entusiasmado do Vaticano à ação global contra a fome e a pobreza". Lembrando que a palavra de Bento XVI "será sempre em defesa da paz, da concórdia e da solidariedade, sempre a serviço da vida", Lula falou sobre a importância de não se esquecer dos "deserdados do mundo, nossos irmãos mais frágeis".
 
Já Bento XVI destacou a solidariedade, sentimento que, para ele, deve pautar as "forças vivas da sociedade", para que estas se empenhem "seriamente para construir um futuro de paz e de esperança para todos".

Em sua primeira visita ao Brasil, ele pediu apoio à Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, e à Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil para que protejam e inspirem "os governantes a árdua tarefa de serem promotores do bem comum, reforçando os laços de fraternidade cristã para o bem de todos os seus cidadãos." O Papa Bento XVI agradeceu, em português, ao presidente Lula e ao povo brasileiro pela acolhida no país durante cerimônia no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

- Nas palavras de boas-vindas a mim dirigidas, sinto ecoar, Senhor Presidente, os sentimentos de carinho e amor de todo o Povo brasileiro para com o Sucessor do Apóstolo Pedro -, disse.
No discurso, saudou também os religiosos do continente pelo "trabalho de evangelização", em uma prévia do tom missionário que o Papa pretende dar à visita.

Tags:
Edições digital e impressa